Mesmo após a Apple ter lançado duas gerações de earbuds TWS, os Airpods, e um fone in-ear True Wireless, os Airpods Pro, muitas pessoas ainda pensam que estes fones de ouvido possuem funcionalidades exclusivas comparado aqueles desenvolvidos tanto para smartphones Android quanto iOS (iPhone). Porém, atualmente, existem diversos modelos que fazem o mesmo que os fones da "maçã" e ainda possuem qualidade de som superior como, por exemplo, o Sennheiser Momentum True Wireless 2, avaliado no site. Confira abaixo quais funcionalidades que antes eram exclusivas dos Airpods e agora não são mais.

1 - Sem botões para dar comandos

Hoje há muitos fones True Wireless que funcionam através de comandos por toque em suas estruturas. Inclusive, há variações como um toque, dois toques rápidos, três toques rápidos e um toque longo. É possível também, dependendo do modelo, customizar o que cada comando irá fazer, sendo possível alterar as funções de cada um deles.

2 - Primeiro emparelhamento com o celular com um único toque

Atualmente há diversos fones TWS que não dependem de um app ou de fazer várias ações para emparelhá-los pela primeira vez com o smartphone, basta que o Bluetooth esteja ligado. O mais comum é ativar o modo de emparelhamento do fone através de um comando por toque (ou botões, dependendo do modelo) e selecionar para adicionar um novo dispositivo no celular. Feito isso, só será necessário retirar o fone da case para que ele conecte automaticamente ao dispositivo.

3 - Sincronização sem a necessidade de um app

As pessoas que não têm muito contato com fones TWS mais recentes, podem pensar que ainda há modelos que dependem de um app para sincronizar toda vez que for utilizar os True Wireless. Porém, não é assim que ocorre mais. Após o primeiro emparelhamento com o smartphone, bastará retirar os fones TWS da case de carregamento para que haja uma conexão de forma automática com o smartphone.

4 - Sensores para pausar ou reproduzir a música

Alguns modelos de fones TWS possuem hoje sensores óticos para detectar quando eles são retirados da orelha e quando são retornados ao ouvido. Com isso, estes fones permitem que a música seja pausada ou reproduzida quando o usuário decide tirá-los para, por exemplo, conversar com alguém ou ouvir algo.

5 - Alternar entre dispositivos

Há fones TWS hoje que permitem a conexão a dois dispositivos simultaneamente para, por exemplo, trabalhar no notebook e atender a uma ligação utilizando os True Wireless quando o smartphone tocar. Esta função é muito útil e irá ficar cada vez mais comum com a adoção do Bluetooth 5.2.

6 - Ativar a assistente de voz através de toque no fone

Como você já deve ter percebido, hoje há diversos dispositivos que possuem suporte aos assistentes de voz virtual e os fones TWS não são exceção. Atualmente é possível utilizar, por exemplo, o Google Assistente e o Alexa, no caso dos celulares Android, e a Siri, no caso do iPhone (utilizando fones que não os Airpods).

7 - Modo de transparência

O modo de transparência (transparency mode), também chamado de ambient mode (modo ambiente), ficou muito comum após a popularização do cancelamento de ruido ativo (ANC ou active noise cancelling) nos fones de ouvido. Esta função não é mais exclusiva dos Airpods e não é difícil de encontrá-la em diversos modelos.

Quais as desvantagens de se utilizar os Airpods?

Embora haja uma grande facilidade ao se conectar os Airpods ao iPhone ou passar a conexão dele para um Macbook, há certos pontos que limitam muito os fones desenvolvidos pela Apple. Confira abaixo quais são eles:

- Codecs de áudio Bluetooth limitados

Os codecs de áudio Bluetooth dos Airpods são limitados apenas ao SBC, AAC e o codec proprietário da Apple. Este codec proprietário da "maçã", que oferece um desempenho melhor comparado aos outros dois que o fone TWS possui suporte, só poderá ser utilizado em dispositivos desenvolvidos pela empresa. Se o usuário utilizar um smartphone Android, só será possível ter acesso ao SBC e ao AAC, mesmo que o celular possua suporte a codecs superiores como o aptX HD e o LDAC (os mais populares com melhor desempenho do mercado).

- Funções limitadas

Enquanto os outros fones TWS não possuem restrições de suas funções, seja no Android ou iOS, os Airpods perdem funções como o spatial áudio, os controles das funções, as customizações das mesmas, quando são utilizados em smartphones Android.

- Atualizações de firmware

Quando os Airpods são utilizados em smartphones Android, não é possivel atualizar o firmware dos fones de ouvito TWS da Apple. No caso de outros fones True Wireless, não há esta limitação, independente do sistema operacional utilizado, pois o app está disponível nas duas lojas de aplicativos.