Finalmente a Sony anunciou oficialmente o tão aguardando sucessor do headphone wireless Bluetooth com ANC WH-1000XM3. O Sony WH-1000XM4 é quase idêntico ao seu antecessor, porém teve seu sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling) aprimorado e a tão pedida função de sincronizar simultaneamente dois dispositivos através da conexão Bluetooth.

Internamente, o Sony 1000XM4 possui o mesmo processador Q1N para realizar o cancelamento de ruído, porém, segundo a Sony, foi adicionado um novo sistema de áudio Bluetooth que utiliza um chip para analisar a música e o ruído ambiente 700 vezes por segundo. Ao combinar esta nova tecnologia com o algoritmo desenvolvido pela empresa, o ANC consegue entregar um nível de silencio melhor ainda que o seu antecessor, conseguindo cancelar com mais eficiência o som de vozes e ruídos de sons na faixa de frequência dos médios no ambiente.

Ao se falar em qualidade de som, apesar de não se saber ainda como o 1000XM4 soará, acredita-se que o som será parecido com seu antecessor, pois o driver utilizado parece ser o mesmo, além da empresa não fazer nenhum marketing em cima do aprimoramento do desempenho sonoro. Entretanto, houve o aprimoramento da função de upscale utilizando IA (inteligência artificial).

Em termos de duração de bateria, o Sony 1000XM4 teve sua capacidade mantida em 30 horas de reprodução continua.

De acordo com o que foi divulgado pela Sony durante o lançamento, o 1000XM4 parece ter melhorado a qualidade das chamadas de voz que possuem uma qualidade pobre no 1000XM3. Foi mencionado pela empresa que:

"A nova tecnologia Precise Voice Pickup, que controla cinco microfones de forma a utilizar e executar o processamento de áudio para captar a voz de maneira mais clara e precisa."

É importante salientar que a Sony diz que para que a função de sincronizar simultaneamente dois dispositivos Bluetooth ao 1000XM4, será necessário instalar uma atualização de firmware para obter o melhor desempenho possível. Então, caso você compre estes fones de ouvido, lembre-se disso.

O Sony WH-1000XM4 já entraram em pré-venda nos EUA por US$349,99 e irão começar a ser enviados no meio deste mês de agosto. Já no Brasil, o Sony WH-1000XM4 já se encontra em pré-venda na loja oficial da empresa por R$2429,99 com previsão para faturamento no dia 08/09/2020.