Uso dos fones de ouvido - Prós e contras

Que tipos de benefícios e malefícios os fones de ouvido podem trazer? Confira neste artigo os prós e contras do uso dos fones!

Fonte: Hiby
Fonte: Hiby

Afinal de contas, ao utilizar um fone de ouvido, que tipos de benefícios e malefícios ele poderá trazer? Veremos neste artigo, que dependendo da maneira como nós os utilizamos, é possível trazer mais benefícios que malefícios, ou o contrário.

Utilizar durante muito tempo os fones de ouvido não irá prejudicar a audição

Muitos pensam que independentemente da situação, utilizar durante muito tempo fones de ouvido poderá acarretar danos a sua capacidade auditiva. Entretanto, de acordo com a norma reguladora Nº 15, que regula as atividades e operações insalubres, no anexo n. º1 que determina os limites de tolerância para o ruído contínuo ou intermitente, é possível se expor a um som de 85dB por 8 horas. Ou seja, é possível ouvir música utilizando fones de ouvido durante um longo período se o usuário se atentar para o nível de volume que se está ouvindo.

Tabela retirada do anexo N.º1 da NR15. Fonte: http://trabalho.gov.br
Tabela retirada do anexo N.º1 da NR15. Fonte: trabalho.gov.br

É importante salientar que dependendo da faixa de música que se estiver ouvindo, pode haver picos de decibel maiores que o ideal para se ouvir por longos períodos. Ao ficar exposto a um ruído de 115db, por exemplo, a pessoa poderá ouvir continuamente por no máximo 7 minutos esta intensidade de som.

O que fazer para não precisar aumentar o volume dos fones de ouvido?

Imagem ilustrativa (na foto amplificador FiiO K5 em baixo e DAP FiiO X7 II acima). Fonte: Vitor Valeri
Imagem ilustrativa (na foto amplificador FiiO K5 em baixo e DAP FiiO X7 II acima). Fonte: Vitor Valeri

A primeira coisa que deve ser feita é utilizar o fone de ouvido certo para a atividade certa, pois assim você terá o nível de isolamento necessário para perceber de forma nítida os sons sem a necessidade de aumentar o volume. Por exemplo, caso o ambiente esteja bom excesso de barulhos, é recomendado que se utilize um fone do tipo in-ear que é capaz de isolar o ruído de forma passiva ou um fone que possua a tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling). Já em um cenário em que a pessoa se encontra em um ambiente mais silencioso, não há a necessidade de se preocupar tanto com o isolamento do ruído externo, permitindo a utilização de fones do tipo headphone (over-ear, circunaural) aberto, on-ear (supra-aural) aberto, earbud.

Observação: Para saber mais sobre os tipos de fones de ouvido existentes, acesse este artigo.

Com o fone de ouvido ideal para a atividade a ser realizada, a pessoa terá de observar a que nível de volume é possível ouvir todos os detalhes da música com nitidez. Entretanto, é recomendado que se comece testando a partir de um volume baixo e gradativamente ir aumente até um volume que se julgue suficiente.

Ouça músicas sem atrapalhar quem está perto de você

Os fones de ouvido permitem que a pessoa ouça suas músicas ou assista a vídeos sem atrapalhar quem está próximo a ela. Este é um trunfo quando se quer ouvir algo no volume (caso o fone não vaze muito o som) que quiser, onde quiser (dependendo do modelo do fone pelo fato de talvez necessitar de amplificação dedicada) e com o estilo musical que mais lhe agrada (que não agrada aos outros).

Imagem ilustrativa. Fonte: favim
Imagem ilustrativa. Fonte: favim

Esta característica dos fones de ouvido chega a ser essencial para alguns devido ao ambiente que está se vivendo (bebês, gravidas, idosos, enfermos) ou a vizinhança, pois caixas de som são capazes de propagar o som por grandes distâncias, podendo incomodar os outros.

Isola você do mundo

Imagem ilustrativa. Fonte: Reddit
Imagem ilustrativa. Fonte: Reddit

O isolamento é um dos pontos mais perigosos em que os fones de ouvido podem tanto ajudar como atrapalhar. Ao utilizar fones com grande capacidade de isolamento do ruído externo, a pessoa pode, por exemplo, correr risco ao se deslocar nas ruas de uma cidade, não escutar alguém lhe chamando, não perceber quando a campainha da casa ou apartamento está tocando, ser taxada como antissocial.

Entretanto, apesar de ter diversos pontos em que o isolamento causado pelos fones de ouvido seja negativo para a vida da pessoa, ele por vezes é bem-vindo quando é necessário se concentrar para a realização de uma tarefa ou relaxar para desestressar de um dia cansativo.

Conclusão

Dependendo da forma como se utilizará o seu fone de ouvido, haverá mais benefícios do que malefícios, podendo proporcionar um aumento considerável em sua qualidade de vida.

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

iPhone 11 vs Galaxy S21 - Comparativo

Qual dos dois celulares você deveria levar para casa? Comparamos, assista.

Conteúdo relacionado

O básico sobre fones: Qual o melhor fone para a sua atividade?
Hardware

O básico sobre fones: Qual o melhor fone para a sua atividade?

Mais um capítulo acaba de sair do forno quentinho! O assunto dessa semana é algo que muitas pessoas deixam de analisar e levam em consideração outros fatores quando estão à procura de um novo fone. As atividades que são realizadas utilizando os fones de ouvido é um destes fatores ignorados.

Não se adaptou ao fone? Acha desconfortável? Entenda o porquê!
Fones de Ouvido

Não se adaptou ao fone? Acha desconfortável? Entenda o porquê!

Muitas pessoas julgam determinado tipo de fone de ouvido por o acharem desconfortável devido a algum(uns) motivo(s). Esse tipo de atitude é um pré-conceito errôneo, e você irá entender o porquê neste artigo.

Como posicionar da melhor forma fones in-ear (intra-auriculares ou IEMs) no seu ouvido
Fones de Ouvido

Como posicionar da melhor forma fones in-ear (intra-auriculares ou IEMs) no seu ouvido

Por vezes temos dificuldade de posicionar da melhor forma os nossos fones in-ear em nosso ouvido e isso pode trazer desconforto, perda de qualidade sonora ou até mesmo causar uma queda do intra-auricular. Pensando nisso, apresento aqui algumas dicas.