No mês de dezembro do ano passado, pouco tempo depois de seu lançamento, o fone in-ear Bluetooth True Wireless da Apple, o Airpods Pro, recebeu uma atualização de firmware. Entretanto, ao invés de corrigir ou melhorar todos os pontos que eram necessários, segundo alguns usuários, acabou havendo uma piora na qualidade do cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling). Recentemente a hipótese que antes parecia ser algo subjetivo, foi confirmada pelo site Rtings através de novas medições feitas após a atualização.

Após atualização do firmware dos Airpods Pro em dezembro, a função de cancelamento de ruído ativo foi praticamente inutilizada

De acordo com os dados coletados durante as medições realizadas para avaliar o desempenho do ANC ativado, após a atualização do firmware houve uma queda de desempenho significativa no nível de isolamento. Segundo o Rtings, a faixa do espectro de frequência do som mais afetada foi a dos graves. Ou seja, a função de cancelamento de ruído ativo foi praticamente inutilizada já que a frequência afetada é justamente a que se cancela com maior facilidade e é a que mais costuma perturbar o usuário durante as viagens, pois grande parte do ruído gerado pela turbina de um avião ou motor de um ônibus é composta de sons graves (para entender melhor como funciona o cancelamento ativo de ruídos, acesse este artigo).

Relatório atualizado acerca do desempenho do ANC dos Airpods Pro após a atualização do firmware:

"Após a atualização para o firmware 2C45, testamos novamente os fones de ouvido e nossos resultados mostraram uma queda bastante significativa no desempenho do isolamento, principalmente na faixa de graves. Isso significa que, com o ANC ativado, esses fones de ouvido não farão um trabalho tão bom ao bloquear os barulhos de motor de aviões ou ônibus como antes da atualização."

Recomendamos a leitura deste artigo para entender melhor sobre como o cancelamento de ruído ativo e o Bluetooth podem influenciar na qualidade de som dos fones de ouvido.

Estrutura interna dos Airpods Pro. Fonte: Apple
Estrutura interna dos Airpods Pro. Fonte: Apple

De acordo com o site Rtings, a consistência da resposta de frequência dos AirPods Pro, após atualizar o dispositivo para o firmware 2C45, melhorou significativamente. Além disso, os graves receberam uma melhora significativa em termos de precisão. Entretanto, os médios e agudos sofreram uma pequena perda na resolução, provavelmente devido a um certo exagero nos graves, que acaba por invadir os médios e agudos e deixar o som um pouco nebuloso.

Para entender melhor a questão das frequências do som como, por exemplo, o comportamento dos graves, médios e agudos e o que isso influencia no desempenho geral do som, é recomendado ler este artigo.

A Apple já está trabalhando em uma solução, pois alguns dias após a disponibilização do novo firmware, a atualização 2C54 foi retirada. Para conferir qual firmware você está utilizando, basta acessar Configurações>Geral>Sobre>Airpods Pro.

Você possui os Airpods Pro? Se sim, comente sobre a sua experiência com estes fones de ouvido True Wireless e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: Rtings