A Intel pode deixar de usar o "i" para as linhas de processadores i3, i5 e i7. A informação veio do site PCgamer, onde é dito que a fabricante de CPUs pode não usar mais o "i" de "Core i9" e, em certos modelos, ainda acrescentar a palavra "Ultra". É estranho ver essa mudança, pois em 2017 foram lançados os Core i9, mas tudo indica que a próxima geração de processadores, a Meteor Lake, irá vir com uma mudança na nomenclatura das CPUs.

Benchmark mostra qual será a nomenclatura de alguns processadores Intel Meteor Lake

Intel poderá deixar de usar o
Intel poderá deixar de usar o 'i' na nomenclatura de processadores Meteor Lake. Fonte: Intel; Fotógrafo: Divulgação

De acordo com o site videocardz, um dos novos processadores Intel Meteor Lake se chamará Core Ultra 5 10003H. Mesmo sem a palavra "Ultra", o possível novo nome do processador ainda é estranho. Acredita-se que seja um chip voltado para dispositivos mobile, ao analisar as informações disponibilizadas pelo vazador (leaker) "BenchLeaks" no Twitter.

Nos testes, o Intel Core Ultra 5 1003H está rodando a 45W e possui 18 núcleos e 18 threads listados. Acredita-se que sejam 4 e-cores e dois threads extras vindos de dois núcleos SoC lado a lado. Isso pode ser possível, já que a arquitetura Meteor Lake será a primeira da Intel a utilizar designs desagregados ao invés de um único chip.

Com relação a nomenclatura do novo processador, tudo indica que se chamará desta forma. Segundo o site PCgamer, o diretor de comunicações global da Intel, Bernard Fernandes, confirmou que haverá algumas mudanças na forma como as CPUs são chamadas com o lançamento da próxima geração (Meteor Lake). Entretanto, ainda não foi revelado quais serão estas alterações.