A Samsung começou a provocar o lançamento do seu novo SSD M.2 NVMe PCIe Gen 5 990 Pro. Segundo a empresa ele será o "The Champion Maker".

O anúncio feito pela fabricante sul-coreana de smartphones já é o terceiro anúncio relacionado a SSDs PCIe 5 feito nos últimos dois dias. Anteriormente a Corsair e a Aorus também anunciaram novos modelos de SSDs PCIe 5 que utilizam o formato NVMe 2.0 que estão por vir. Confira abaixo o tweet da Samsung.

Novos SSDs Samsung 990 Pro PCIe 5.0

Nas últimas semanas, os SSDs 990 Pro da Samsung foram reconhecidos com duas capacidades, de 1TB e 2TB. No vídeo de propaganda revelado pela Samsung, dá a entender que teremos duas variantes. Uma delas possui um adesivo dissipador de calor e a outra um dissipador de calor feito em metal com uma iluminação LED RGB no meio.

De acordo com as informações registradas no PCI-SIG, a lista revelou dois novos modelos da Samsung, o "MZ-V9P1T0" e o "MZ-V9P2T0". Para se ter uma referência, os SSDs Samsung 980 Pro PCIe 4.0 são identificados como "MZ-V8P1T00". Com isso, é possível chegar à conclusão de que estas identificações são as dos modelos PCIe 5.0 Samsung 990 Pro de 1TB e 2TB.

É válido lembrar que a Samsung já lançou seus primeiros SSDs PCIe 5.0 para servidores. Eles oferecem velocidades de até 13GB/s (leitura aleatória) e 2.500K (IOPS). No caso destes modelos há variantes com 15TB e 36TB.

Sabe-se que os SSDs PCIe 5.0 são capazes de oferecer até 14GB/s e capacidades de até 8TB, então é o que devemos esperar dos novos modelos da Samsung.

Lançamento e disponibilidade

Os SSDs Samsung 990 Pro deverão ser lançados até o final de 2022 ou na CES 2022. Entretanto, ainda não há uma data exata anunciada para a estreia das novas unidades de armazenamento.