Com o mercado de periféricos "gamer" crescendo cada vez mais, os teclados mecânicos estão ficando mais populares. Entretanto, poucos sabem a diferença entre um teclado mecânico e um de membrana. Entenda aqui o princípio de funcionamento de cada um deles e qual se encaixa melhor nas suas preferências.

Como foi dito acima, a escolha entre um teclado mecânico é principalmente por preferência, onde um utiliza camadas de borracha para o seu funcionamento, entregando um feedback menos tátil, enquanto outro funciona basicamente através de um mecanismo de acionamento por molas e é mais durável, porém mais caro. Confira abaixo mais detalhes.

Teclado de membrana: O que é?

Como o próprio nome já diz, um teclado de membrana utiliza membranas de borracha. Ele é composto por três camadas: membrana superior, buracos para as teclas (key holes) e membrana inferior.

Teclado de membrana aberto. Fonte: Kazl MatasGenericName
Teclado de membrana aberto. Fonte: Kazl MatasGenericName

Enquanto no teclado mecânico há uma placa de PCB com circuitos impressos para a ativar o comando das teclas, um teclado de membrana utiliza uma membrana com circuitos para detectar quando uma tecla é pressionada.

Placa de um teclado mecânico. Fonte: 68keys
Placa de um teclado mecânico. Fonte: 68keys

Qual a vantagem dos teclados de membrana?

A vantagem dos teclados de membrana está no baixo-custo para se obter uma solução mais ergonômica para a digitação. Além disso, eles são mais leves, pois usam borracha e peças plásticas ao invés de peças metálicas como se encontra nos teclados mecânicos.

Visão lateral de um teclado de membrana mostrando o quão fino é possível ser devido a utilização de camadas de borracha para acionar teclas. Fonte: rgocanada
Visão lateral de um teclado de membrana mostrando o quão fino é possível ser devido a utilização de camadas de borracha para acionar teclas. Fonte: rgocanada

Outro ponto positivo dos teclados de membrana é o nível de ruido, eles costumam ser mais silenciosos que os teclados mecânicos. O motivo disso é o fato de não haver a utilização de switches de mola e sim várias camadas (membranas) de borracha, amortecendo o feedback do pressionamento das teclas.

Teclado mecânico: O que é?

No teclado mecânico encontramos switches individuais acionados por molas que facilitam o pressionamento das teclas. O registro de uma tecla ao ser apertada ocorre através de uma placa de PCB com circuitos impressos, permitindo uma precisão maior, algo que faz diferença no cenário competitivo de jogos.

Teclado mecânico. Fonte: subreddit MechanicalKeyboards
Teclado mecânico. Fonte: subreddit MechanicalKeyboards

Dependendo da forma que o switch funciona, uma tecla não precisa ser pressionada totalmente (até o fundo) para registrar o comando. Isso é útil para redatores e jogadores que precisam de uma resposta mais rápida ao pressionar as teclas.

Afinal de contas, os teclados mecânicos são superiores aos de membrana?

Uma grande vantagem dos teclados mecânicos é a possibilidade de personalização a nível de funcionamento. O usuário pode trocar os switches (mecanismos de acionamento das teclas) por diferentes tipos de pressionamento (linear, tátil e clicável). Cada um irá oferecer um comportamento diferente que irá agradar a diferentes gostos.

Tipos de switches. Fonte: uxdesign
Tipos de switches. Fonte: uxdesign

Os switches lineares, por exemplo, não possuem feedback tátil ao atingir o ponto de registro de comando. Já os switches táteis oferecem feedback tátil (você sente quando a tecla é "acionada"). E, no caso dos switches "clicky" (clicáveis), há um som para que você saiba quando o registro da tecla foi feito.

Normalmente, em jogos competitivos (eSports) utiliza-se teclados mecânicos com switches táteis (tactile) e clicáveis (clicky), pois o mecanismo de pressionamento destes permite que o usuário não precise pressionar a tecla até o fim. Desta forma, os comandos durante o jogo se tornam mais rápidos e fluidos.

Diferentes switches em um teclado mecânico. Fonte: pcgamingrace
Diferentes switches em um teclado mecânico. Fonte: pcgamingrace

Os teclados mecânicos possuem mais recursos comparado aos de membrana. Neles encontramos funções como, por exemplo, o N-key-Rollover (NKRO), anti-ghosting e teclas macro (macro keys). Essas funcionalidades conquistaram muitos usuários, fazendo com que os teclados de membrana ficassem de lado.

As teclas macro são, de acordo com o site emacswiki, "um atalho de sequências de teclas. Uma sequência de teclas é uma série de pressionamentos de tecla do teclado, ações do mouse ou ações de menu vinculadas a um comando". Elas podem também ser utilizadas para abrir mais rapidamente um programa.

O recurso N-Key Rollover, mais conhecido como NKRO, possibilita, de acordo com o site Arqade, o pressionamento das teclas simultaneamente e o registro de todas elas. Por isso a letra "N" na palavra "n-key", pois você pode apertar "N" teclas (número indefinido) ao mesmo tempo. Em um teclado com NKRO, você pode pressionar quantas teclas quiser ao mesmo tempo que todas serão registradas.

Segundo o site "overclock.net", o Ghosting em teclados ocorre quando "duas teclas são pressionadas no teclado e uma terceira tecla que você não pressionou é acionada. Isso raramente é visto mesmo nas placas modernas mais baratas, porque os fabricantes têm o hábito de limitar o rollover para que as chaves fantasmas sejam sempre bloqueadas". O recurso Anti-Ghosting encontrado nos teclados mecânicos foi criado para evitar esse resultado, e permite que 3 ou mais teclas sejam registradas ao pressioná-las ao mesmo tempo. Entretanto, há uma limitação na combinação de teclas e quantas delas podem ser pressionadas simultaneamente dependendo do modelo do teclado. Quanto temos a funcionalidade NKRO, não há esta limitação. O número de teclas pressionadas reconhecidas simultaneamente varia entre cada modelo de teclados que não possuem n-key rollover completo.

Teclado mecânico vs Teclado de membrana: Prós e contras

Confira abaixo um resumo dos prós e contras dos teclados mecânicos e dos teclados de membrana.

Teclado de membrana

Prós Contras
Mais silencioso Teclas menos sensíveis
Mais barato Dura cerca de 2 anos e meio (isso intenso)
Digitação mais suave Baixa durabilidade
Leve Não é personalizável

Teclado mecânico

Prós Contras
Switches mais táteis e prazerosos Teclas menos sensíveis
Dura cerca de 25 anos ou mais Dura cerca de 2 anos e meio (isso intenso)
Altamente personalizável Baixa durabilidade
Muitos têm tecla macro
N-key rollover (NKRO)

Conclusão

Caso você não queira investir muito em um teclado, mas quer recursos como controles de mídia e iluminação RGB, um teclado de membrana lhe atenderá. Entretanto, se quiser algo com durabilidade, qualidade de construção e mais recursos, os teclados mecânicos são a melhor alternativa pensando a longo prazo, pois eles chegam a durar 25 anos ou mais em média. Os teclados mecânicos são especialmente ideais para se jogar títulos competitivos e para escrever textos por um longo período.