A Logitech lançou dois novos teclados mecânicos no início desta semana em sua linha "G", que possui periféricos voltados para jogos, o G413 SE e o G413 TKL SE. Mesmo sendo voltados ao público gamer, a aparência destes periféricos é mais clássica, possibilitando a utilização em ambientes de trabalho.

Com uma top case feita em liga de alumínio-magnésio e acabamento preto escovado, o design dos novos teclados G413 SE combinou com suas teclas PBT pretas. É interessante salientar que o PBT geralmente é mais resistência à degradação ao longo do tempo de uso.

Como funcionam os switches utilizados nos G413 SE

Os switches mecânicos utilizados nos G413 SE parecem ser algo como os Cherry MX Browns, porém a Logitech não especificou qual o modelo que foi usado exatamente. De acordo com a página da versão SE de tamanho normal, os switches atuam a 1,9mm com 50g de força e profundidade cheia de 4mm. Não foi informado pela empresa quanto de força é necessário para sentir a resposta do switch.

Switches do teclado mecânico Logitech G413 SE. Fonte: Logitech
Switches do teclado mecânico Logitech G413 SE. Fonte: Logitech

Os switches utilizados no G413 SE são diferentes dos switches Logitech Romer-G utilizados no G413 normal (ponto de atuação de 1,5mm, 45g de força, impacto tátil em 50g, profundidade cheia em 3,2 mm). Ao ter pontos de atuação mais curtos, é necessário imprimir menos força para digitar e isso torna as teclas do G413 normal mais fáceis do que as versões SE, embora só tendo o teclado para ter certeza.

Assim como no G413 normal, a Logitech não oferece na versão SE switches lineares ou clicky. Entretanto, a empresa insiste que a linha G413 SE é para jogadores ao citar o rollover de seis teclas e anti-ghosting, mesmo que teclados para jogos tenham full n-key rollover.

Programabildade

Outro ponto a se mencionar é a falta de programabilidade. Estes novos teclados da Logitech não funcionam com o software G Hub. Além disso, também não há memória integrada e não possui teclas reprogramaveis.

Lançamento e disponibilidade

Os teclados mecânicos Logitech G413 SE e G413 TKL SE já estão em pré-venda no site oficial da Logitech por US$ 79,99.