Além de anunciar suas novas CPUs para desktop na CES 2022, a AMD revelou novas APUs (Accelerated Processing Unit ou Unidade de Processamento Acelerado) para notebooks Ryzen 6000. Esses chips utilizam a nova arquitetura de CPU Zen 3+ e a arquitetura RDNA2 utilizada nas placas de vídeo Radeon série 6000 e nos consoles PS5 e Xbox Series X.

Os novos chips Ryzen da série H-, HS- e HX possuem um TDP entre 35W e 45W e são voltados para notebooks gamer e estações de trabalho, contando com um clock de CPU e GPU superior à da série U. No caso dos processadores Ryzen 5 6600U e o Ryzen 7 6800U, há uma TDP entre 15W e 28W, podendo variar o desempenho dependendo do sistema de resfriamento utilizado pelas fabricantes de notebooks. Sabe-se que todos os modelos Ryzen 9 e Ryzen 7 possuem GPUs Radeon 680M e 12 núcleos, enquanto os Ryzen 5 utilizam GPU Radeon 660M e 6 núcleos.

Tabela com os novos modelos de APUs da AMD para notebooks. Fonte: AMD
Tabela com os novos modelos de APUs da AMD para notebooks. Fonte: AMD

Arquitetura Zen 3+

Os novos processadores da AMD para notebooks utilizam a nova arquitetura Zen 3+ em sua CPU e são feitos em 6nm. Outro ponto interessante que estas novas APUs trazem é o suporte ao PCI Express 4.0 para SSDs M.2 e a memória RAM DDR5, fornecendo uma largura de banda de memória maior.

Banner anunciando a nova arquitetura de CPUs para notebooks Zen 3+. Fonte: AMD
Banner anunciando a nova arquitetura de CPUs para notebooks "Zen 3+". Fonte: AMD

Agora as novas APUs da AMD irão contar com GPUs RDNA2, suportando Ray Tracing e DirectX 12. De acordo com a AMD, a nova geração de GPUs para notebooks é "até 2,1 vezes mais rápida" comparado às GPUs Vega que vem nas APUs da série 5000.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com a AMD, as novas APU Ryzen 6000 para notebooks devem começar a ser lançadas em fevereiro de 2022 e irão aparecer em mais computadores portáteis ao longo do ano.