Não é novidade que os periféricos da Microsoft por vezes se sobressaem no mercado como um bom custo-benefício. Mas desta vez a empresa quis se sobressair de uma forma diferente e produziu um mouse feito através da reciclagem de plástico marinho (lixo encontrado nos mares pelo mundo). Chamado de "Ocean Plastic Mouse", esse periférico possui uma carcaça feita de 20% oriundo de plástico marinho, além de uma embalagem feita 100% com material reciclável.

Em agosto de 2021, a Microsoft chegou a declarar que uma das metas da empresa é zerar o desperdício de suas operações até 2030, além de não utilizar mais embalagens feitas de plástico descartável até 2025. Por conta disso, a caixa do Ocean Plastic é feita de madeira reciclada e fibras de cana-de-açúcar. Além disso, a empresa ainda mencionou um programa para que seus clientes enviem seu mouse antigo para reciclagem.

Processamento do plástico marinho até virar as peças utilizadas na carcaça do Microsoft Ocean Plastic Mouse. Fonte: Microsoft

Construção

A carcaça do mouse utiliza uma combinação de resina com material reciclado "feito de resíduos de plástico que são recuperados dos lixos que são coletados em oceanos e rios". Estes resíduos sólidos retirados das águas poluídas pelo homem são transformados em pallets e, posteriormente, misturados com outros materiais que formam a carcaça do mouse. O desenvolvimento da estrutura do Ocean Plastic Mouse foi possível graças à parceria com a Saudi Basic Industries Corporation (SABIC), uma subsidiária da Saudi Aramco, com a Microsoft.

Carcaça do Microsoft Ocean Plastic Mouse feita com 20% de plástico marinho. Fonte: Microsoft

Lançamento e disponibilidade

O Microsoft Ocean Plastic Mouse já está disponível para pré-venda no site oficial da Microsoft Store por US$24,99 e começará a ser enviado a partir do dia 5 de outubro nos EUA. O periférico é sem fio e possui suporte às tecnologias Bluetooth Low Energy e Swift Pair. Confira abaixo o vídeo promocional do produto.