Ao que parece, a Apple e a Intel estão realizando testes com chips de litografia de 3 nanômetros feitos pela TSMC. A informação vem através do site Nikkei, onde é dito que a Intel está desenvolvendo chips para utilização em notebooks e data centers, enquanto a Apple pode utilizá-los em futuros lançamentos do iPad.

De acordo com o Nikkei, a TSMC irá começar a fabricar os processadores de 3 nm já em 2022. A meta da fabricante taiwanesa é atingir uma produção em grande volume de chips em 3 nm no segundo semestre do ano que vem, com lançamento de produtos com a tecnologia em 2023.

Atualmente, a TSMC produz chips de 5 nm para o iPhone 12 e em 2022 a empresa planeja produzir chips AMD Zen 4 com a mesma litografia. A companhia acredita que a nova tecnologia de 3 nanômetros possa oferecer um desempenho de até 15% utilizando a mesma energia ou uma performance até 30% melhor com uma eficiência energética melhor.

planos também para a fabricação de chips com litografia de 4 nanômetros para 2020, dando mais um passo na melhoria da capacidade dos processadores. Acredita-se que a próxima geração de iPhones, que serão lançados em 2022, utilizam chips de 4 nm.

No caso da Intel, a empresa confirmou ao site Nikkei que trabalharia em parceria com a TSMC para produzir chips para a linha de produtos 2023. Entretanto não foi dito qual tecnologia seria utilizada. Atualmente, a Intel começou a lançar seus chips em 10nm (equivalentes aos feitos em 7 nm pela TSMC) e acabou postergando a produção de processadores em 7 nm para 2023.

Segundo as informações relatadas, a TSMC irá fornecer mais chips para a Intel do que para a Apple. Uma fonte confiável disse:

"Atualmente, o volume de chips planejado para a Intel é mais do que para o iPad da Apple usando o processo de 3 nanômetros."

Intel pode ultrapassar a AMD ao utilizar chips em 3 nanômetros

Caso os rumores sejam verdadeiros, é possível que a Intel supere a AMD na tecnologia de 3 nm, pois a concorrente utiliza chips de 5nm em processadores Zen 4. Segundo o site Engadget, neste momento a TSMC está construindo uma fábrica de chips com um custo de US$12 bilhões no Arizona, onde serão fabricados chips de 5 nm. Ao mesmo tempo, a Intel tem planos para investir US$20 bilhões em duas fábricas no Arizona.

O que achou das novidades? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!