ARM anuncia sua nova arquitetura após uma década, a v9

Após dez anos sem novos lançamentos, a ARM finalmente anuncia sua nova arquitetura de chips de processamento, a ARMv9. Confira!

Imagem ilustrativa de chip ARM. Fonte: ARM
Imagem ilustrativa de chip ARM. Fonte: ARM

Se você quer encontrar exemplos de chips ARM, não precisa ir muito longe, há diversos dispositivos os possuem como, por exemplo, smartphones, notebooks e até servidores de nuvem. A empresa está constantemente desenvolvendo novas versões de sua tecnologia, e recentemente, foi anunciado pela ARM a sua nova arquitetura ARMv9. É o primeiro lançamento da companhia em 10 anos e para o seu desenvolvimento foi focado em três grandes áreas: segurança, processamento relacionado à IA e poder de processamento computacional para atividades em geral.

O que há de novo na arquitetura ARMv9?

Segundo a ARM, a arquitetura ARMv9 possui uma nova Confidential Compute Architecture (CCA). Ela irá permitir um novo conceito chamado "Realms". Desta forma, todos os aplicativos utilizaram o Realms para proteger seu código e qualquer dado privado, com execução em um ambiente diferente de outro software.

Além das novidades citadas acima, os ARMv9 contarão com a versão mais recente da tecnologia Scalable Vector Extensions (SVE). Ela é uma das tecnologias utilizadas pelo supercomputador mais rápido do mundo. Segundo a empresa, a SVE2 proporcionará vantagens ao processar o 5G, realizar machine learning e executar cargas de trabalho de realidade virtual e aumentada.

Poder de processamento

De acordo com a ARM, a arquitetura v9 proporcionará um aumento de desempenho em 30% nas próximas gerações de CPUs mobile e em nuvem.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente não foi revelado quando os primeiros chips com arquitetura ARMv9 chegarão ao mercado. Entretanto, segundo a ARM, há um otimismo com relação às perspectivas. Levando em consideração o ritmo de vendas, a empresa calcula que 100% de todos os dados compartilhados no mundo serão processados por chips ARM.

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário