A décima geração de processadores da linha Intel já havia chegado aos laptops, com o título de topo de linha da série mobile ficando ao Intel i9 10980HK, se você quiser ler mais sobre a linha de processadores da décima geração para laptops você pode acessar este link aqui.

Mas hoje a notícia não é sobre processadores para notebooks, e sim para nossos queridos PCs de mesa, e com isso a Intel apresenta o mais novo Intel i9 10900K como o "Processador mais rápido do mundo para jogos de Desktop", uma frase que não duvidamos ser verdade, afinal as especificações do mesmo tiveram considerável melhora se comparado a sua geração anterior (i9 9900K/9900KS).

Em conjunto com o i9 10900K, também vieram outros modelos da décima geração da série Celeron, i3, i5 e i7. Vamos tentar falar sobre todos um pouco e explicar o máximo possível das novidades que apareceram por aqui.

Novos processadores da décima geração para Desktops

A primeira coisa que queremos fazer é listar os novos processadores e algumas de suas especificações, a tabela abaixo reúne algumas informações das divisões de processadores, infelizmente não temos os nomes de todos os modelos - por enquanto.

Série de processadores Frequência Base Thermal Velocity Boost (Núcleo único / Todos núcleos) Turbo Boost 3.0 Single Core Turbo Núcleos / Threads
Core i3 Até 3.8 Ghz Não suporta Não suporta Até 4.6 Ghz 4 / 8
Core i5 Até 4.1 Ghz Não suporta Não suporta Até 4.8 Ghz 6 / 12
Core i7 Até 3.8 Ghz Não suporta Até 5.1 Ghz Até 5.0 Ghz 8 / 16
Core i9 Até 3.7 Ghz Até 5.3 / 4.9 Ghz Até 5.1 Ghz Até 5.1 Ghz 10 / 20

Como você pode ver acima, a Intel aumentou a quantidade de núcleos e threads em todas as suas séries, algo que vem sendo pedido há anos por muitos reviewers e fans, além do aumento de núcleos agora temos a tecnologia Hyper-Threading em toda a linha de processadores, algo que nunca esteve presente na série Core i5 por exemplo.

Devido a falta de informações mais relevantes sobre os outros modelos da marca, iremos focar nas novas tecnologias que o modelo topo de linha vai oferecer e compará-lo diretamente com o seu antecessor. Não trarei comparações com modelos da AMD por causa que preço é algo que ainda não foi divulgado pela Intel, mas se o preço de U$$ 500 for mantido, ele deve competir diretamente com o Ryzen 9 3900X, e se esse for o caso a Intel vai ter uma longa batalha pela frente.

O mais novo Intel Core i9 10900K

A coisa que mais nos chamou a atenção quando recebemos a notícia do lançamento do novo 10900K foi o seu número de núcleos físicos que teve o aumento tão esperado, saindo de 8 para 10 e ficando mais em linha com o que a concorrência andou apresentando. Outra boa novidade é que além de ganharmos mais núcleos tivemos um aumento em Clocks vindos direto de fábrica, o que deve resultar em mais performance em aplicativos que façam boa utilização de maiores clocks.

Claro que tudo isso também vem com um caveat, afinal quanto maior o clock e núcleos maior é o calor gerado dentro do chip e é aí onde a Intel anda tendo problemas, estes que começaram lá na oitava geração de processadores onde o Core i7 8700K ganhou o carinhoso apelido de "forninho da Intel" devido as suas temperaturas serem extremamente altas.

Intel Core i9 10900K

Falando em temperaturas, a Intel não liberou nenhuma informação em relação a isso, então não sabemos quais serão os TDPs e nem a temperatura máxima antes que os processadores atinjam o seu limite térmico.

Thermal Velocity Boost

Essa é uma nova tecnologia que já havia sido apresentada no lançamento da décima geração para os desktops e a mesma veio embarcada no conjunto de produtos para os PCs de mesa também. Ela é bem simples de entender: Se o processador está frio, o algoritmo irá fazer com que os clocks sejam aumentados até que um equilíbrio seja atingido. Configura a tabela acima para saber qual é o limite de cada linha de processadores.

Hyper-Threading para toda a linha

Aqui está uma novidade muito bem vinda, a chegada do Hyper-Threading para todos os processadores da décima geração. Essa tecnologia pega a quantia de processadores físicos e multiplica por dois, por isso sempre temos a divisão de núcleos / threads, com metade sendo físico e a outra metade lógico. Essa divisão ajuda a dividir melhor os recursos do Sistema Operacional fazendo com que se tenha um pouco mais de performance.

Melhora de Overclock de memórias

Aqui está outra melhora dentro da arquitetura, agora os processadores suportam memórias de até 2933Mhz nativamente, enquanto que nas gerações passadas era necessário fazer um Overclock - ou ativar o perfil XMP em sua placa mãe, o que é basicamente o mesmo processo só que automático -, porém agora temos uma margem de frequências um pouco maior, ajudando não só a ter maior facilidade na compra de memórias mais rápidas mas também possibilitando frequências ainda maiores nos modelos topo de linha.

Conexão de Internet l225

Esse padrão quer dizer que temos aumento do limite de conexão de banda por rede, seja interna (rede local) ou externa (pela internet). Na geração anterior o limite de velocidade era de 1 GBPS, porém agora com o novo padrão l225 temos até 2.5 GBPS o que deve ajudar bastante quem trabalha com grande fluxo de dados dentro da rede local.

Padrão Wi-Fi 6 (AX201)

E aqui está mais uma novidade na área de redes, temos suporte nativo a utilização de redes Wi-Fi que usam o mais novo padrão, isso significa que teremos ainda mais velocidade nas conexões sem fio e provavelmente mais placas mães que integram essa funcionalidade.

Disponibilidade

Como já mencionei antes a empresa ainda não liberou nenhuma informação de preço de nenhum dos novos modelos, então para falar disso teremos que esperar um pouco mais, porém esperem algo na faixa de preços do lançamento da nona geração ou quando vê até algo acima disso.

Já sobre disponibilidade a notícia é boa, teremos a possibilidade de comprar os novos produtos já em Maio - que começa amanhã - mas infelizmente sem uma data específica pré-estabelecida. Acreditamos que os processadores devem começar a aparecer em lojas como a Amazon em NewEgg na segunda e terceira semana do mês.