A AMD trouxe três novos processadores da linha EPYC para o mercado, estes modelos são dedicados a usos comerciais chamados HPC (High-Performance Computing) e podemos encontrá-los em vários servidores de grandes empresas. Os novos modelos da AMD agora trazem a nova arquitetura Zen 2 aos processadores empresariais, trazendo até 500Mhz de clock a mais do que os seus modelos anteriores, algo que faz grande diferença neste tipo de uso.

Os três novos modelos são os seguintes: EPYC 7F32, EPYC 7F52 e EPYC 7F72, deixamos abaixo a lista de especificações de cada um dos modelos para você poder visualizar um pouco melhor. As melhorias de performance que receberam destaque com estes novos produtos foram os trabalhos com SQL server com até 17% a mais de performance (este trabalho lida com banco de dados de grandes programas), Infraestrutura Hiperconvergente com uso do VMmark 3.1 com até 47% de aumento de performance (trabalho intensivo com máquinas virtuais, seja armazenamento virtual ou redes virtuais, por exemplo) e incríveis 94% de aumento de performance por núcleo em Dinâmicas de Fluídos (muito usado em simulações para fins de engenharia).

Os processadores

Abaixo está a lista de processadores, há algumas coisas em comum entre eles afinal todos são baseados na mesma arquitetura Zen 2, a tecnologia mais recente da AMD dentro do segmento e que já é amplamente utilizada no mercado doméstico nos Ryzen 3000 para Desktops e Ryzen 4000 para Notebooks.

Modelos Núcleos / Threads TDP (Watts) Freq. Base / Boost Cache L3 Cache L3 por Núcleo Preço (1000 unidades)
EPYC 7F32 8 / 16 180W 3.7 / 3.9 Ghz 128MB 16MB USD 2.100
EPYC 7F52 16 / 32 240W 3.5 / 3.9 Ghz 256MB 16MB USD 3.100
EPYC 7F72 24 / 48 240W 3.2 / 3.7 Ghz 192MB 8MB USD 2.450
Novos processadores EPYC
Novos processadores AMD EPYC

Disponibilidade

A venda dos processadores foi iniciada ontem mesmo, porém como já devem ter percebido pela tabela acima a venda é feita somente para empresas em pacotes, então não iremos encontrá-los em lojas comuns. Empresas como a IBM já estão a utilizar dos novos modelos para trabalhos de nuvem, você pode encontrar mais informações sobre isso entrando neste link.

Mesmo que os processadores EPYC não estejam disponíveis ao público geral é importante lembrar que várias das tecnologias utilizadas nestes trabalhos depois vem ao consumidor final, como foi o caso de memória Quad-Channel quando a Intel lançou os processadores da linha Extreme, e este é só um exemplo.

O mercado de CPUs está em um grande avanço no momento, com a AMD recuperando a performance e mercado que há anos havia perdido, e isso é bom tanto para nós quanto para o mercado, afinal maior competição gera melhores produtos e preços mais baixos.