Sabe aquele momento em que você está no meio de um trabalho importante, e de repente, o mouse para de funcionar? Calma, não é o momento de pôr o mouse fora. Existem algumas opções que podem salvar seu mouse estragado. Nesta postagem, você pode ver alguns truques que pode tentar para que o mouse volte a funcionar.

Se o botão esquerdo do mouse não estiver funcionando, você pode estar com um problema de hardware no mouse. Entretanto, um mouse que não move a seta pode estar com um problema de software.

Provavelmente é um problema de hardware

Na maioria dos casos, quando um dos botões do mouse não funciona, o problema é de hardware. Outro indicador de que o problema seja de hardware, é que o mouse funciona mas não responde corretamente te aos seus comandos.

Existe uma maneira extremamente fácil de verificar se você tem um problema de hardware ou software: desconecte o mouse do computador atual, conecte-o a outro computador e teste o botão esquerdo.

Se o problema ocorreu mesmo quando o mouse esteve conectado a outro computador, você saberá que tem um problema de hardware. Porém, se o mouse funcionou perfeitamente em outro computador, há um problema de configuração de software no seu computador atual.

Você também pode tentar conectar outro mouse ao seu PC atual. Tem o mesmo problema? Caso contrário, é provável que haja um problema de hardware. Se os dois mouses tiverem os mesmos problemas estranhos com o botão esquerdo, definitivamente haverá um problema de software no seu PC.

Também pode haver um problema com uma porta USB no seu PC - se for um mouse com fio, tente conectar o mouse em outra porta USB. Se você possui um mouse sem fio com um dongle USB, mova o dongle para outra porta USB.

Lembre-se de que alguns problemas podem ser irregulares ou intermitentes, principalmente se o hardware estiver começando a falhar. O botão do mouse pode funcionar grande parte do tempo e falhar apenas algumas vezes. Use o mouse com outro PC por tempo suficiente para confirmar que está funcionando corretamente.

Como consertar um botão quebrado do mouse

Todos os botões do mouse acabarão falhando se você os usar por um longo período de tempo. Os botões do mouse são projetados para resistir a um determinado número de cliques.

Um mouse mais barato pode resistir por muito menos cliques. Depois disso, o mecanismo físico no botão do mouse se desgasta e deixa de funcionar corretamente.

Se o mouse ainda estiver na garantia, recomendamos que você entre em contato com o fabricante e aproveite ela. A empresa deve reparar o mouse para você - ou, mais provavelmente, enviar um novo para você.

Se o mouse estiver fora da garantia, talvez seja hora de comprar um novo mouse. Ou, se você estiver disposto a sujar as mãos, tente consertar você mesmo. O processo exato varia de acordo com o modelo do mouse e exatamente o que está quebrado.

No YouTube você pode encontrar vários tutoriais, basta pesquisar o modelo do seu mouse. O problema pode ser mais simples do que parece - você pode apenas precisar abrir o mouse e limpar a poeira.

Veja o nosso vídeo ensinando a abrir o mouse sem danificar:

Recomendamos procurar o nome do modelo do mouse e "corrigir o botão esquerdo", "corrigir o botão do mouse" ou uma pesquisa semelhante para obter algumas informações personalizadas.

Como solucionar problemas de software com o botão esquerdo

Se o mouse funcionar perfeitamente em outro PC, mas não funcionar corretamente no seu, parabéns! Você pode consertar a falha. Você só precisa descobrir qual problema de software está acontecendo.

Antes de começar, se você estiver tendo problemas para seguir lendo estas dicas devido a problemas de clique do mouse, poderá ativar as Teclas do Mouse pressionando Alt Esquerdo + Shift Esquerdo + Num Lock. Você pode controlar o cursor do mouse a partir do teclado .

No Windows, é possível trocar os botões esquerdo e direito do mouse. Se você fez isso, o botão esquerdo do mouse pode não funcionar normalmente - está funcionando como o correto, enquanto o direito está funcionando como o esquerdo. Isso destina-se a pessoas canhotas que usam um mouse para destros.

No Windows 10, vá em Configurações > Dispositivos > Mouse. Em "Selecione seu botão principal", verifique se a opção está definida como "Esquerda". No Windows 7, vá em Painel de Controle > Hardware e Sons > Mouse e verifique se "Alternar botões primário e secundário" não está marcado.

O recurso ClickLock também pode causar problemas estranhos. Com isso ativado, você pode pressionar brevemente o botão do mouse e soltá-lo. O Windows tratará o botão do mouse como pressionado até você clicar novamente.

Isso pode ajudá-lo a destacar e arrastar se você tiver dificuldade em manter o botão do mouse pressionado, mas é um comportamento estranho e confuso se essa configuração for acidentalmente ativada e você não estiver ciente disso.

No Windows 10 e 7, vá em Painel de Controle > Hardware e Sons > Mouse. Verifique se a opção "Ativar ClickLock" está desmarcada aqui.

Driver do mouse

É possível que um problema de driver de hardware também esteja causando problemas ao reconhecer os cliques do botão do mouse. Para testar, abra o Gerenciador de dispositivos. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar no Windows 10, e selecionar "Gerenciador de dispositivos".

Expanda a seção "Mouse e outros dispositivos apontadores", localize o mouse, clique com o botão direito do mouse e selecione "Atualizar driver".

Como fazer um mouse estragado voltar a funcionar?

Clique em "Procurar automaticamente por software de driver atualizado" e o Windows tentará encontrar novos drivers que correspondam ao mouse. Se você ver vários dispositivos de mouse aqui, repita o processo para cada um.

Além das dicas acima, é sempre uma boa ideia reiniciar o PC e ver se isso resolve o problema. Além disso, você pode tentar inicializar no modo de segurança para ver se há um problema de hardware que não apareceu antes. Também vale verificar se há corrupção nos arquivos do sistema.

A maioria dos problemas do botão esquerdo do mouse se deve a falha de hardware. A menos que você tenha ativado acidentalmente uma configuração específica no Windows, a solução real para um problema com o botão esquerdo do mouse é geralmente substituir (ou reparar) o próprio mouse.