A Positivo está completando 30 anos neste mês e com isso, comemora seus avanços nesta trajetória. A empresa foi criada em 1989 tendo como propósito fabricar computadores para escolas do Grupo Positivo. No decorrer foi diversificando seu portfólio, visualizando novas oportunidades no cenário brasileiro e internacional. Sendo assim, a companhia conseguiu evoluir acompanhando e identificando as principais necessidades de seus consumidores.

Agora, completando três décadas de fundação, a Positivo, em 2019, tem como foco novos negócios, parcerias institucionais, mais lançamentos de produtos e confirma que permanecerá trabalhando em torno das marcas:  Positivo, Vaio, Anker, Quantum, 2 A.M. e Accept.

Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia, disse "Temos muito a celebrar. Nossa história é marcada pela superação de obstáculos, aprendizado constante e avanços significativos".

Para oferecer aos clientes corporativos mais soluções, a empresa divulga a sua compra de 80% da Accept, a qual é especializada na fabricação e comercialização de servidores, storages, mini PCs, desktops e acessórios de hiperconvergência. Está aquisição tem como foco computação na nuvem, Big Data e inteligência artificial. Neste ano, uma outra iniciativa da Positivo foi a criação de um fundo de investimento em participações (FIP) com o valor inicial de R$ 14 milhões, para incentivar empresas de base tecnológica.

No 1º trimestre, contribuições foram destinadas às startups AgroSmart e @Tech, as quais oferecem soluções para beneficiar o desempenho dos setores da agricultura e pecuária.

Em projetos de pesquisa e desenvolvimento, a companhia investiu mais de R$ 490 milhões. Em 2019, firmou parceria com o MindCET, centro israelense de inovação e desenvolvimento em tecnologia educacional. Neste aspecto, o foco seria apoiar o desenvolvimento de startups brasileiras voltadas à educação, a partir da aceleradora que será implementada em Manaus, com previsão para o segundo semestre. Entre as demais parcerias, está a com a Secretaria de Educação do Amazonas e o Tribunal de Justiça também de Manaus. Outra proposta da empresa é oferecer aprendizado de português e matemática em ambientes de baixa ou nula conectividade como no sistema prisional e em escolas ribeirinhas, a partir de uma plataforma off-line de ensino.

A companhia permanece líder na produção de computadores, registrando forte expansão em vendas de celulares e segue ampliando, apresentando novas soluções para o mercado.
A companhia permanece líder na produção de computadores, registrando forte expansão em vendas de celulares e segue ampliando, apresentando novas soluções para o mercado.

 

Com foco no aumento da conectividade e inclusão digital, a companhia ressalta que está se preparando para o lançamento de uma linha de produtos com base em Internet das Coisas (IoT). Além disso, trará ao mercado um modelo exclusivo de notebook da linha Positivo Motion com alusão aos 30 anos da companhia.

Conforme a Positivo, atualmente, o seu portfólio é composto por computadores, celulares, servidores, tablets, acessórios e soluções educacionais. A companhia revela que cerca de 30 milhões de dispositivos foram produzidos desde a fundação, e ressalta que um a cada seis computadores vendidos no Brasil é da Positivo.

Com isso, a empresa está entre as líderes no país e vem mantendo essa participação no mercado de computadores há mais de 10 anos. Quanto aos celulares, o desempenho nas vendas no primeiro trimestre de 2019 teria sido excelente, com expansão de 48,7% em relação ao mesmo período do ano passado.  A companhia também estaria na liderança quando o assunto é venda de produtos de entrada. Já em tecnologias educacionais, abrange mais de 14 mil escolas em 40 países utilizam as inovações da Positivo Tecnologia para estimular o pensamento crítico e a criatividade de estudantes.

E, para atender as demandas de seus clientes, a empresa conta com 11 mil pontos de vendas, 250 assistências técnicas credenciadas, três fábricas no Brasil e operações em outros seis países: Argentina, Chile, Ruanda, Quênia, China e Taiwan.

Finalizando, Hélio Rotenberg, ressalta "Ao longo desses 30 anos, desenvolvemos a capacidade de nos reinventar e conquistar oportunidades. Sentimos muito orgulho dessa trajetória e, principalmente, de termos colaborado para impulsionar a vida de milhares de pessoas por meio da tecnologia".