Oficina da Net Logo

Desktop x Notebook: Qual o melhor para você?

Há alguns anos atrás, os notebooks não eram tão populares como são hoje, e os computadores desktops reinavam nos lares brasileiros. Porém, nos últimos anos, muitas pessoas migraram para os dispositivos portáteis. Mas eles são melhores?

Por | @oficinadanet Hardware 3 comentários

Se você está prestes a comprar um novo computador, e está em dúvida entre um computador de mesa, o famoso desktop, e um notebook, aqui você pode conferir um comparativo com os prós e contras de cada tipo de PC. Há alguns anos atrás, era bem mais comum vermos as pessoas usando computadores desktops, e nos dias de hoje é o contrário. Porque será? Os notebooks são melhores que o PC de mesa? E afinal, qual o ideal para você?

Desktop x Notebook: Qual o melhor para você?

Uma das diferenças mais marcantes entre esses dois dispositivos é a mobilidade. Mas engana-se quem pensa que os desktops são completamente imóveis. Especialmente os mais modernos, que tem opções menores e mais leves. Mas claro, você não poderá pegar seu desktop de dentro de sua mala e começar a trabalhar em qualquer lugar, por exemplo. Isso porque os desktops não tem autonomia de bateria, e precisam necessariamente estar conectado à energia elétrica para funcionarem. Além disso, há a questão do tamanho, que é impossível de usar no colo.

Um dos grandes motivos que fizeram muitas pessoas migrarem para os notebooks portáteis são as novas formas de conexão com a internet. Antigamente, não existiam tantos pontos com internet Wi-Fi como hoje. Aliás, hoje, você pode até rotear sua internet da operadora (plano de dados 4G) para seu notebook e trabalhar normalmente.

v

Os notebooks podem ter ultrapassado os desktops como os computadores preferidos da maioria de nós, mas isso não quer dizer que nosso velho amigo PC de mesa não tenha seus fãs na atualidade.

Ainda há muitos motivos para você escolher uma máquina de estilo tradicional em vez de uma que pode ser carregada em uma bolsa. Na verdade, a decisão é muito mais pessoal do que você imagina, à medida que cada tipo de máquina é ideal para um uso específico.

Inclusive, o sonho de consumo de muita gente é poder ter os dois. Um notebook para usar na rua e um PC de mesa para usar em casa, de preferência com uma poltrona bem confortável.

E aí está uma questão que faz muita gente querer um desktop. O conforto ao usá-lo, o teclado mais espaçoso, a tela maior e na altura certa para os olhos, tudo isso faz com que o uso do desktop seja muito mais agradável quando se trata da ergonomia.

Mas, sem mais delongas, vamos aos fatos. Abaixo, apresentamos as principais considerações a serem feitas antes de comprar um novo computador - não é uma lista abrangente, mas deve dar a você noções suficientes para pensar em tomar uma decisão consciente.

Computador desktop x Notebook

Tópico PC de mesa Desktop Notebook portátil
Custo Existe uma grande variedade de opções de componentes disponíveis para desktops, permitindo uma grande variedade de preços, mas para usuários sem muitas exigências, o ponto de partida é relativamente barato.  Os notebooks podem ter uma ampla variedade de opções de componentes, mas são mais limitados que os desktops. Para obter um notebook mais potente (maior velocidade, melhores gráficos, mais espaço de armazenamento), o preço pode ser consideravelmente maior.
Portabilidade Os desktops são grandes e têm um monitor separado. Embora seja possível levar um PC de um lugar para outro, é complicado, pois eles são projetados para serem usados ​​em um único local e não se moverem muito. Os notebooks são quase tão portáteis quanto o seu smartphone. Isso porque seu tamanho é compacto. Eles foram projetados para serem levados de um lugar para outro, e podem ser transportados em uma mochila.
Postura Se a sua postura é uma prioridade, escolha um desktop. Os especialistas recomendam que sua tela esteja ao nível dos olhos, pois isso poupa esforço da sua coluna vertebral.  Este obviamente não é o caso quando se usa um notebook. Como a maioria dos usuários se curva sobre o notebook e dobra o pescoço, pessoas que trabalham muitas horas tendem a ter problemas de coluna. 
Processador Os processadores de desktop são um pouco maiores em tamanho, mas isso também significa que são mais poderosos do que os processadores de notebook. Os processadores mais novos e avançados do mercado normalmente chegam primeiro para desktop. Os processadores para notebooks quase alcançam o poder dos processadores de desktop, mas ainda são limitados quando comparados. Os notebooks gamers até podem ter um desempenho igual, mas têm um preço muito mais alto.
Facilidade de montagem Configurar um desktop requer um pouco de trabalho para conectar todos os cabos, ligar, iniciar e começar a usá-lo. Também requer mais espaço. Embora não seja difícil conectar tudo, ainda é mais complicado do que um notebook. Notebooks são fáceis de usar, exigem pouco tempo para ligar completamente. Tire-o da caixa, conecte o carregador e pressione o botão power. Em poucos minutos, o notebook está pronto para uso.
Teclado Os desktops podem usar teclados de tamanho normal, incluindo um teclado numérico. O teclado normalmente é bem mais confortável para digitar, devido ao espaçamento entre as teclas. Notebooks menores de 14" e 15" normalmente têm teclados menores e não apresentam um teclado numérico. Já os notebooks maiores, com telas de 17", possuem teclados maiores, mais espaçados e podem incluir um teclado numérico, mas são mais volumosos e pesados.
Tamanho da tela Os monitores de desktop podem ter 19" ou mais. É possível até mesmo conectar um desktop a uma TV, de modo que os tamanhos de tela podem ser tão grandes quanto uma TV de, por exemplo, 55". Isso oferece grande flexibilidade para o ambiente de trabalho. Como a portabilidade é uma grande característica dos notebooks, tamanhos de tela menores são necessários, e os tamanhos de tela variam de 10" a 17". No entanto, um notebook ainda pode ser conectado a um monitor externo ou uma TV, através de um cabo HDMI, VGA ou projeção de tela.
Uso de energia Computadores de mesa normalmente usam mais energia do que um notebook. Eles precisam alimentar uma fonte de alimentação de maior potência, vários componentes dentro do computador e um monitor. Se faltar energia, todos os documentos não salvos podem ser perdidos. Notebooks usam menos energia do que um desktop. Componentes menores significam que é necessária menos energia para fazê-los funcionar. Os notebooks também têm uma bateria, portanto, flutuações de energia e interrupções não custarão a perda do trabalho não salvo. A bateria entra em ação imediatamente quando a energia é interrompida.
Atualizações A maioria dos componentes em um desktop é facilmente removível, facilitando a atualização e, como os gabinetes de desktop costumam ser muito maiores, são mais fáceis de trabalhar quando se faz uma substituição de peças

A memória e disco rígido são os únicos componentes que podem ser atualizados em um notebook tradicional.

Jogos Os desktops são capazes de usar placas de vídeo de alta potência, que possuem requisitos de energia mais altos, e exigem melhor redução / dissipação de calor. Devido ao espaço em um desktop e à capacidade de usar fontes de alimentação de 1000+ Watt, praticamente qualquer placa de vídeo pode ser usada em um desktop, incluindo duas ou mais placas de vídeo ao mesmo tempo. O espaço físico é limitado em um notebook, o que pode limitar os recursos gráficos. Embora os notebooks mais avançados possam oferecer gráficos melhores que a média para jogos e aplicativos baseados em CAD, a redução / dissipação de calor é limitada pelo espaço no gabinete do notebook. O poder também é limitado, o que não permite placas de vídeo que precisem de maior potência.
Conserto Reparar um computador desktop é muito mais fácil, já que a maior parte do hardware pode ser facilmente adquirida na prateleira de qualquer loja de varejo de computadores. Para a maioria dos usuários que abrem um notebook para consertar uma peça, pode ser difícil e encontrar uma peça de reposição, e geralmente requer que você ligue para o fabricante do computador ou faça o pedido em um site on-line.

Como você pode ter notado, a decisão final depende de quais são suas necessidades. Embora o gráfico acima possa parecer que os computadores desktop são a melhor opção geral, se a portabilidade é sua grande necessidade da sua, o notebook é a melhor opção. Existem algumas limitações a serem consideradas, mas elas não são muito significativas para a maioria dos usuários.

No entanto, se você quiser a maior quantidade possível de recursos e a portabilidade não for necessária, é provável que um desktop seja a melhor escolha, especialmente se o preço for importante. Os desktops são ótimos para jogos intensivos em gráficos, uso de aplicativos pesados e para aqueles que preferem ter a opção de atualizar o hardware mais facilmente. No entanto, eles também são perfeitamente adequados para o usuário básico do computador, que precisa apenas de e-mail e acesso à Internet.

Não é impossível ter um notebook preparado para manter sua postura saudável, mas é mais fácil conseguir isso com um desktop que usa um monitor separado (você pode até obter um suporte de monitor para o efeito). Se você já está inclinado a comprar um desktop, o fato de que provavelmente é mais saudável para você pode ajudar a decidir.

Assista ao nosso último vídeo: