Oficina da Net Logo

Qual é a diferença entre HDMI e VGA?

Nos dias de hoje, muitas tecnologias estão disponíveis, e ao mesmo tempo que ainda não conseguimos nos livrar completamente dos cabos, como o HDMI e VGA, é necessário ficar atento para não cair em golpes.

Por | @oficinadanet Hardware Pular para comentários

Se você não entende muito bem qual a diferença entre os cabos de conexão HDMI e VGA, saiba que sim, existem diferenças entre os dois cabos, e para saber quais são elas, convidamos você à fazer essa leitura. Ambos os cabos são muito utilizados aqui no Brasil, e a principal diferença entre esses dois está no formato das informações que ele transmite. O VGA é um padrão analógico, enquanto HDMI é um padrão digital. Eles também vêm com as vantagens e desvantagens de cada padrão.

Uma década atrás, era muito mais fácil descobrir como conectar sua TV aos seus dispositivos, especialmente porque a maioria das pessoas só tinha um videocassete. Nossas telas eram menores, a qualidade era pior, mas o mundo era mais simples. 

Hoje você dificilmente pode fazer uma compra de um eletrônico sem que o vendedor ofereça um cabo HDMI para conectar seus dispositivos à sua TV. E é confuso escolher cabos e conectores atualmente. Mas vamos tentar ajudá-lo a entender essa bagunça e ver o que é realmente importante sobre os dois cabos de vídeo digital mais comuns da atualidade: O HDMI e VGA.

Porque ainda é necessário usar cabos HDMI e VGA?

Seria ótimo se você pudesse simplesmente enviar seu vídeo e áudio pelo ar para sua tela. Até eé possível em alguns casos, como com o Chromecast (e similares), Apple TV ou Smart TV para vídeos da Netflix, YouTube e outros sites de streaming. Mas nem sempre é possível fazer isso, e volta e meia precisamos de um cabo de conexão para a transmissão de dados. Leia em destaque: Melhores mouses até R$ 300 (Fevereiro 2019).

Embora tenha havido progressos nesta área, francamente, não é uma solução viável para encerrar o uso de cabos. Por enquanto, estamos presos na transmissão de mídia por meio de fios. Em geral, todos funcionam da mesma maneira: O conector contém pinos que entram em portas no dispositivo de saída de vídeo, que transmitem vídeo, áudio e muito mais por esses fios. Se você quiser transmitir conteúdo para sua tela, os cabos são um mal necessário por enquanto.

Qual é a diferença entre cabos digitais HDMI e VGA?

VGA

O Video Graphics Array (VGA) é um dos padrões de conexão mais antigos que ainda podem ser encontrados em equipamentos de computação. Foi desenvolvido pela IBM e lançado em 1987. Era amplamente utilizado para placas de vídeo, televisores, monitores de computador e notebooks.

VGAVGA

O VGA pode suportar resoluções de até 640 x 480, em 16 cores, embora você possa aumentar as cores para 256, diminuindo a resolução para 320 x 200. Isso é conhecido como Modo 13h, e é comumente usado ao inicializar seu computador no modo de segurança. É também o modo que foi usado em jogos de computador no final dos anos 80 e início dos anos 90.

O cabo VGA pode transportar sinais de vídeo RGBHV: vermelho, verde, azul, sincronização horizontal e sincronização vertical. O soquete VGA é composto de 15 pinos em três fileiras de cinco pinos e, normalmente, em azul. O soquete do cabo está firmemente conectado ao dispositivo usando dois parafusos, um de cada lado do soquete.

Ele é raramente usado hoje. O VGA se torna necessário apenas para aqueles que possuem um computador ou notebook mais antigo, sem saída HDMI. Nestes casos, você apenas poderia usar o HDMI juntamente com um conversor VGA-HDMI. Mas, para quem tem um equipamento com entrada para HDMI, o ideal é fazer a substituição.

HDMI

O HDMI é o cabo padrão em HDTVs mais recentes, players de Blu-ray, Apple TV, muitos novos computadores e placas de vídeo, além de vários outros dispositivos de vídeo. Os cabos e portas HDMI são muito fáceis de usar, e são quase tão fáceis de conectar quanto os dispositivos USB. 

HDMIHDMI

Os cabos HDMI podem transmitir vídeo e áudio digital simultaneamente pelo mesmo cabo. Os cabos HDMI suportam vídeo HD de até 1920 x 1200, e áudio de 8 canais. Eles também suportam criptografia HDCP, para o mais novo conteúdo HD. Para quase todos os efeitos, um único cabo HDMI é tudo o que você precisa para conectar seu computador ou dispositivo de vídeo ao seu monitor ou TV, e é quase o cabo digital padrão absoluto.

O HDMI é muito mais capaz, uma vez que foi desenvolvido para transportar sinais entre um televisor HD e um reprodutor topo de gama. Pode transportar um sinal de vídeo, até 8 canais de áudio digital e um canal CEC para comunicação entre dispositivos. É muito conveniente, pois você só precisa de um cabo para conectar a dispositivos em vez de 3 a 8 cabos.

Resumindo

  1. O VGA é um padrão de vídeo analógico, enquanto HDMI é digital;
  2. O VGA é muito antigo, enquanto HDMI ainda é bastante novo;
  3. O VGA só pode transmitir o sinal de vídeo, enquanto HDMI pode transmitir um monte de outros sinais simultaneamente; 
  4. O VGA é geralmente usado em computadores, enquanto HDMI é usado em aparelhos de TV HD e players de mídia.

Outros cabos: DisplayPort

DisplayPort é outro novo conector de vídeo que está sendo incluído em equipamentos mais novos, especialmente notebooks. Foi concebido como o sucessor de DVI e do VGA em computadores, mas não teve tanta adoção como DVI ou HDMI. 

DisplayPortDisplayPort

No entanto, está sendo incluído em todos os Macs mais recentes, e em muitos computadores Dell, HP e Lenovo. Na verdade, é muito semelhante ao HDMI, por isso, transmite vídeo e áudio HD no mesmo cabo e pode produzir resoluções de até 1920 x 1080, com até 8 canais de áudio em um único cabo.

Do lado bom, DisplayPort suporta HDCP, então você pode usá-lo para reproduzir conteúdo HD protegido de Blu-rays e muito mais. Você também pode conectá-lo a uma porta HDMI ou DVI com um conversor, já que o sinal digital é compatível. O problema é que poucos monitores e TVs incluem portas DisplayPort, então você quase terá que ter um conversor se quiser conectar seu notebook à uma tela maior.

Outros cabos: DVI

Já o DVI é um dos cabos de vídeo digital mais comuns em desktops e monitores LCD atualmente. É o mais semelhante aos conectores VGA, com até 24 pinos e suporte para vídeo analógico e digital. 

DVIDVI

Veja também: Qual a diferença entre cabo HDMI e DVI?

O DVI pode transmitir vídeo HD de até 1920 x 1200, ou com conectores DVI de link duplo você pode suportar até 2560 × 1600 pixels. Alguns cabos ou portas DVI podem incluir menos pinos, se forem projetados para dispositivos de resolução mais baixa, e se você optar por esse modelo, precisará prestar atenção nisso. 

Se a sua porta contiver todos os pinos, ela poderá suportar a resolução máxima sem problemas. O maior problema com o DVI é que ele não suporta criptografia HDCP por padrão, portanto, se seu hardware inclui somente portas DVI, talvez você não consiga reproduzir Blu-rays Full HD e outros conteúdos HD.

Um cabo HDMI mais caro é melhor?

Você precisa de um cabo sofisticado para a melhor experiência em HD? Não. Na época das fitas VHS e da TV analógica, um cabo de qualidade superior poderia definitivamente significar a diferença entre uma imagem nítida e uma indefinida. 

Mas com vídeo e áudio digital, um cabo é apenas um cabo. Seu cabo estará apenas transferindo bits como sua Ethernet ou outros cabos de computador, e um cabo HDMI barato e simples servirá a você, assim como um cabo Monster. 

Atualmente, os cabos HDMI padrão podem mais de um metro de comprimento sem qualquer perda de sinal. Portanto, basta procurar o cabo mais barato, conectar seu equipamento e aproveitar.

Então, qual cabo digital é o melhor?

Em nossa opinião, o HDMI é o melhor cabo conector. É padrão na maioria dos dispositivos e telas, compatível com conteúdo HD, incluindo Blu-ray protegido por HDCP, e pode transmitir vídeo, áudio e muito mais, tudo em um único cabo. Um cabo e pronto. Por enquanto, é o cabo e o conector que recomendamos que você padronize.

Agora, se você possui equipamentos que tem apenas entrada VGA, e funciona bem para você, não se sinta pressionado a mudar, porque você não é obrigado. Você pode obter uma qualidade melhor usando cabos digitais se os seus dispositivos suportarem, mas a menos que você tenha um monitor ou TV muito grande, pode ser difícil notar a diferença.

As empresas de tecnologia prosperam em fazer as pessoas sentirem que precisam atualizar-se constantemente. O bom é que, agora, se você comprar uma nova TV, monitor de computador, placa de vídeo ou outro dispositivo de vídeo, saberá o que está procurando. 

Certifique-se de que seus novos dispositivos suportam HDMI e você poderá usá-los com uma ampla gama de equipamentos de vídeo nos próximos anos. E não seja vítima das táticas de vendas de alta pressão, que tentam convencer você a comprar um cabo HDMI caro; Um cabo barato comprado em uma loja na internet geralmente é tudo de que você precisa, para que você possa economizar seu dinheiro para mais conteúdo em HD para bombear esse cabo brilhante.

Dúvidas? Esclareça com a gente nos comentários abaixo!

Comentários
Carregar comentários
Siga nossas redes sociais