Você já recebeu alguma mensagem de erro com esse nome em seu computador? Pois então fique ligado, seu disco rígido pode estar com problemas. Já escrevi algumas vezes aqui sobre HDs, SSDs e tudo o que você precisa saber para manter a vida util desses dispositivos e dessa vez o artigo vai servir mais para lhe ajudar a tirar algumas dúvidas e também esclarecer o que é este erro.

.

S.M.A.R.T. é a sigla para Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology (Tecnologia de automonitoramento, análise e relatório). Ela basicamente é uma ferramenta que realiza análises dos dados apresentados pelo HD durante a inicialização de forma automática, ela serve para diagnosticar possíveis erros ou falhas que acontecem no disco. Essa avaliação é feita por diversos dispositivos de monitoramento que medem a confiabilidade do disco, indicando então se existe a possibilidade de que ocorram futuros erros na unidade.

Quando a mensagem "Hard Disk: S.M.A.R.T. Status BAD, backup and replace" aparece para você na inicialização do Windows, bom, não é um bom sinal. O mais indicado é nesta mesma inicialização, realizar um backup completo do seu disco, pois como vou explicar a seguir, esta mensagem, pode indicar um futuro erro e não é possível mensurar a gravidade do mesmo, por isso, o mais indicado é o backup imediato.

.

 

Recebi a mensagem do S.M.A.R.T. como resolvo este problema?

Lamento informar, mas usar softwares de restauração de disco ou até mesmo uma formatação não iram resolver seus problemas. Pois essa tecnologia não acusa somente erros de arquivos do sistema, mas também erros físicos, que podem muitas vezes ser problemas no eixo de leitura ou na placa do HD, ou até mesmo no próprio disco, que são os conhecidos bad blocks ou setores defeituosos.

.

 

Assim como qualquer eletrônico o disco rígido possui uma vida útil e quando esse sistema começa a dar alertas sobre possíveis problemas, pode significar que ele já está caminhando para o seu fim. Sempre que um disco começar a dar alertas sobre setores defeituosos, significa que os setores reservas já foram todos substituídos e o firmware do dispositivo não consegue mais garantir que novos setores sejam criados ou até impedir que arquivos sejam alocados nestes locais.

Como agir quando este aviso surgir?

Como já havia mencionado nos parágrafos iniciais deste artigo a primeira alternativa e talvez a única seja realizar um backup o mais rápido possível, caso não seja possível realizar o backup completo, salve apenas aqueles dados que são importantes para você, dessa forma ao menos estes itens estarão em segurança. Outro ponto que deve ser considerado é a substituição do disco, ou até a redução no seu uso, caso você tenha mais de um disco. SSDs também não ficam de fora desta dica, é sempre importante manter um backup, pois os mesmos não estão livres de receber mensagens de erros do S.M.A.R.T. 

.

 

Vale frisar também, que receber está mensagem também não é o fim do mundo, discos com algum tipo de erro podem permanecer estáveis durante dias, semanas, meses e até anos. Tudo depende da sua sorte, mas sempre tenha em mente que manter backups atualizados é essencial, pois o mesmo pode deixar de funcionar de um dia para o outro. Assim como isso pode acontecer sem você ao menos receber qualquer mensagem de aviso.

Uma forma de agir caso você tenha recebido a mensagem de erro do S.M.A.R.T. é monitorando os erros, programas como o CrystalDiskInfo ou o HD Tune, servem para monitorar seu Disco, e então indicar a quantia de erros ou badblocks que o mesmo possui. Caso você não saiba como usar estes programas, nós ensinamos como testar o seu HD

.

 

Caso você tenha recebido a mensagem e o seu HD apresentar algum setor defeituoso, atente para o Valor Bruto, quanto maior o número for, mais erros o seu HD terá, e é interessante também, manter uma vigilância constante, verificando regularmente se o número de erros não aumentou, além do backup essa vigilância é interessante caso você não tenha interesse em comprar um HD novo logo. Mas repito é interessante cogitar essa possibilidade.

Mas e aí, já recebeu esse aviso, está mais calmo? Ou te deixei ainda mais aflito, comenta ai pra gente, e se tiver dúvidas ou dicas para outras pautas, não deixe de nos enviar.