Quando o assunto é o nosso disco rígido, logo ficamos preocupados, pois nos dias de hoje, nossas vidas inteiras então dentro de nosso computadores. Mas e como saber se o nosso HD está em dia? Existem vários programas para realizar estas checagens porém neste breve tutorial vou usar uma ferramenta do próprio Windows e o programa HD Tune, apenas para verificar a integridade de nosso disco.

CHECK DISK

O primeiro teste a ser usado é o Check Disk de forma superficial e rápida, existe também a possibilidade de sondagem profunda do disco, porém pode demorar muito tempo, e como nosso objetivo é apenas testar nosso disco, vamos usar apenas o comando "chkdsk".

Na barra de pesquisa do Windows busque por Prompt de Comando e execute como administrador. 

.

No CMD digite o comando "chkdsk" e pressione enter. O formato do disco será exibido e a partir daí os testes de integridade do disco começam. 

.

Sendo concluído os testes um log é exibido mostrando se foram encontrados setores defeituosos e houve algum reparo de integridade. 

.

O Check Disk, parece ser superficial, porém tem a capacidade de reparar diversos erros que podem acontecer devido a setores defeituosos no HD, os chamados bad blocks.

HD Tune

O programa está disponível para download de forma gratuita nesse link, é possivel também baixar a versão pro, para testar durante 15 dias. Mas vamos aos testes.

Abra o programa e vá para a aba Health, nela estão listado os processo executados pelo HD, se algum processo está em amarelo ou até mesmo vermelho, significa que seu HD está com problemas. Então é bom tomar providencias sobre isso. 

.

Se seu HD apresentar algum setor amarelo ou vermelho, vá para a aba Error Scan e então pressione Start. O programa irá executar um scan completo do seu HD, para identificar setores defeituosos. Os pontos em vermelhos são os bad blocks encontrados. 

.

Com estes testes realizados, você pode descartar problemas em seu HD ou até começar a se prevenir caso ele esteja em um mau estado, existem outros programas que podem reparar os setores defeituosos do HD, porém eles apenas movem os arquivos que estão em setores defeituosos para setores bons, eles não sao capazes de apagar esses setores defeituosos, apenas os inutilizam, portanto não é muito aconselhado manter seus arquivos em HDs com algum defeito.