Na semana passada, hackers disseminaram links maliciosos através de mensagens SMS, em que simulavam em perfeição as comunicações oficiais de dois grandes bancos brasileiros, o Santander e o Banco do Brasil. A alerta foi dado pelo DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado em cibercrimes.

Mais de 33 mil ataques acabaram sendo detectados pelo aplicativo DFNDR Security, que é desenvolvido pela PSafe. Ele contava com os dizeres: "Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado" e "Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou".

Golpe de pishing bancário por SMS já atingiu centenas de pessoas.

"Ataques via SMS ainda são muito comuns. Por isso, é muito importante manter um aplicativo de segurança atualizado com a função antiphishing e também desconfiar de quaisquer arquivos e links, mesmo quando recebidos de pessoas conhecidas ou quando a comunicação aparenta ser oficial", comenta Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

O funcionamento do golpe é semelhante a qualquer outro do tipo, ou seja, após acessar a URL do golpe, o usuário acaba sendo redirecionado a uma página que solicita os dados pessoais e bancários, incluindo CPG e ainda dados do cartão de crédito. Além disso, os criminosos solicitam o número de IMEI do aparelho para que possam cloná-los.

O laboratório estima que mais de 400 mil pessoas possam ter sido vítimas do golpe.