Um alerta foi emitido pelo FBI dos Estados Unidos sobre um novo golpe que vem ocorrendo em caixas eletrônicos, onde cibercriminosos conseguem burlar as medidas de segurança e pegar muito dinheiro.

Isso mesmo, ao invés de roubar dados bancários dos clientes de determinado banco via skimmer, o golpe é aplicado através de um hack no caixa eletrônico, que conforme o comando acaba expelindo notas de dinheiro.

O FBI disse "O FBI obteve relatórios indicando que cibercriminosos estão planejando realizar um esquema global de saque em ATM’s (Automatic Automated Teller Machine) nos próximos dias, provavelmente associado a uma violação de emissor de cartão desconhecido e comumente referida como uma operação ilimitada".

Mas de que maneira a prática vem ocorrendo? A técnica utilizada para hackear os caixas eletrônicos é chamada de jackpotting. Um crimonoso acaba conseguindo o acesso físico a máquina e em seguida, substitui o disco rígido. Com isso, através de um endoscópio industrial, ele consegue encontrar um botão dentro da caixa que ao ser pressionado realiza o reset do sistema. A partir daí o criminoso passa a ter acesso ao sistema, momento em que um software malicioso é instalado e com isso os comandos para retirada de dinheiro são efetuados.

Cibercriminosos instalam software malicioso em caixas eletrônicos e conseguem pegar muito dinheiro em pouco tempo.
Cibercriminosos instalam software malicioso em caixas eletrônicos e conseguem pegar muito dinheiro em pouco tempo.

"Os cibercriminosos geralmente criam cópias fraudulentas de cartões legítimos enviando dados de cartões roubados para conspiradores que imprimem os dados em cartões de tarja magnética reutilizáveis, como cartões-presente comprados em lojas de varejo. Em um tempo pré-determinado, os co-conspiradores retiram os fundos da conta dos caixas eletrônicos usando esses cartões", ressaltou o FBI.

Os ataques desta forma aos caixas eletrônicos fazem com que sejam expelidas cerca de 40 notas a cada 23 segundos. Países da Europa e da Ásia são os que mais vem sofrendo este tipo de ataque, contudo, os Estados Unidos também já enfrentam o problema.