Na semana passada, hackers disseminaram links maliciosos através de mensagens SMS, em que simulavam em perfeição as comunicações oficiais de dois grandes bancos brasileiros, o Santander e o Banco do Brasil. A alerta foi dado pelo DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado em cibercrimes.

Mais de 33 mil ataques acabaram sendo detectados pelo aplicativo DFNDR Security, que é desenvolvido pela PSafe. Ele contava com os dizeres: "Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado" e "Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou".

Golpe de pishing bancário por SMS já atingiu centenas de pessoas.
Golpe de pishing bancário por SMS já atingiu centenas de pessoas.

"Ataques via SMS ainda são muito comuns. Por isso, é muito importante manter um aplicativo de segurança atualizado com a função antiphishing e também desconfiar de quaisquer arquivos e links, mesmo quando recebidos de pessoas conhecidas ou quando a comunicação aparenta ser oficial", comenta Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

O funcionamento do golpe é semelhante a qualquer outro do tipo, ou seja, após acessar a URL do golpe, o usuário acaba sendo redirecionado a uma página que solicita os dados pessoais e bancários, incluindo CPG e ainda dados do cartão de crédito. Além disso, os criminosos solicitam o número de IMEI do aparelho para que possam cloná-los.

O laboratório estima que mais de 400 mil pessoas possam ter sido vítimas do golpe.