Mark Zuckerberg, há um tempo, acabou sendo flagrado através de uma foto com uma foto cobrindo a câmera de seu Macbook. Ao que tudo demonstra, não é somente ele que teme algum tipo de espionagem através da webcan.

De acordo com uma pesquisa feita pela Avast, 65% dos brasileiros estão preocupados com os cibercriminosos através da câmera dos computadores. Entre os americanos e canadenses, o número é de 61%.

Pesquisa da Avast diz que 65% dos brasileiros temem espionagem através da webcan.
Pesquisa da Avast diz que 65% dos brasileiros temem espionagem através da webcan.

Como bem sabemos, existem algumas ferramentas que são capazes de hackear a webcan de um computador sendo disponibilizadas, inclusive, de forma gratuita. Mesmo que a luz indique que a câmera esteja ligada, algumas ferramentas podem evitar que esta luz fique acesa.

O diretor do FBI, para evitar qualquer tipo de espionagem, recomendou que os usuários cubram fisicamente as suas webcams. No entanto, no Brasil, apenas 37% das pessoas fazem isso. A medida é maior entre os usuários dos Estados Unidos (52%) e do Canadá (55%). Para Ondrej Vlcek, CTO e EVP Consumer Business na Avast:

"Cobrir webcams é um bom começo, mesmo que muitas vezes seja inconveniente para as pessoas que frequentemente usam a câmera do computador. Nós, portanto, lançamos para os usuários do AVG e Avast um recurso que oferece o controle total sobre quem pode usar suas câmeras, sem que tenham que cobri-las fisicamente".