O engenheiro de software Rob Heaton descobriu a existência de uma brecha no WhatsApp que permite descobrir quando o usuário está dormindo e até com quem ele está conversando.

Heaton acabou aproveitando dois recursos polêmicos do aplicativo para teorizar a sua preocupação, ou seja, a última vez em que o usuário foi visto e que mostra quando está online.

Falha no WhatsApp faz com que seja revelado com quem você conversa.
Falha no WhatsApp faz com que seja revelado com quem você conversa.

Deste modo, um hacker seria capaz de construir uma extensão para Chrome que seja capaz de monitorar constantemente os contatos no WhatsApp para conseguir compilar as informações. De modo individual, os dados parecem inofensivos, porém, acaba tendo uma proporção maior quando for analisado em massa.

No caso, poderiam ser elaborados gráficos que exibem, por exemplo, a que momento o aplicativo deixou de ser usado todos os dias, que poderia revelar o horário que a pessoa costuma dormir. Caso o usuário tenha sono irregular, os dados se tornar interessantes para as empresas que vendem medicamentos para dormir, diz o The Next Web.

Para completar, uma pessoa que esteja desconfiando de uma traição poderia procurar alguma correlação entre os padrões de atividade das duas pessoas que poderiam ter algum envolvimento, assim sendo, se ambas estiverem ativas nos mesmos momentos, é possível que possam estar conversando.

Ainda não há um método para evitar tal exposição. O "visto por último" até pode ser configurado para não ser visto, porém, o recurso que mostra a última vez que esteve online não pode ser desativado.