A Google anunciou uma atualização para as páginas de login e cadastro, adotando um visual mais moderno e alinhado com o Material Design, visto em outros produtos, incluindo o Android. Esta mudança será aplicada tanto para celulares quanto para a web.

O que está mudando?

A mudança mais notável é puramente estética. A Google promete que os usuários se depararão com uma interface atualizada quando acessarem as páginas de login e cadastro.

Nova tela de cadastro
Nova tela de cadastro

A nova aparência não afeta a funcionalidade; os usuários podem esperar a mesma experiência segura e familiar ao entrar em suas contas. Esta atualização é uma parte do compromisso contínuo da Google com o design Material, buscando harmonia visual em todos os seus produtos.

Preciso fazer alguma coisa?

  • Para administradores de domínios: Não há controles específicos para essa atualização.
  • Para usuários finais: Não é necessário ajustar nenhuma configuração para ver as melhorias. A mudança será aplicada automaticamente, e os usuários podem visitar o Centro de Ajuda para obter mais informações sobre a nova página de login da Google.

Quando?

A nova interface começou a ser implementada de forma gradual a partir de 21 de fevereiro de 2024, com um período de visibilidade da funcionalidade de até 15 dias. Espera-se que a atualização esteja completa até 4 de março de 2024, disponível tanto para clientes do Google Workspace quanto para usuários com contas pessoais do Google.

O que permanece igual

O processo de login continua o mesmo, sem alterações nas etapas ou nas informações necessárias, como endereço de e-mail e senha. Os usuários ainda poderão acessar os serviços do Google com a mesma segurança de sempre.

Por que mudar?

Novo login não muda muito
Novo login não muda muito

A Google redesenhou a página de login com um layout aprimorado, adequado para todos os tipos de tela, incluindo telas grandes e amplas. A página agora se ajusta automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo, seja ele um computador, telefone ou tablet.

A nova página de login será vista ao entrar em um aplicativo do Google ou um serviço por meio de um navegador. Usuários que ainda utilizam versões mais antigas dos navegadores podem se deparar com a versão anterior da página de login.

Com informações: Google Blog