Arquivos do Google Drive desapareceram do nada para diversos usuários do serviço de armazenamento na nuvem. De acordo com o site TheRegister, pessoas comentaram que alguns arquivos acabaram desaparecendo de suas contas no Google Drive sem motivo aparente. Confira o que o suporte do Google tem a dizer sobre o caso e recomendo aos usuários.

Google Drive some com os arquivos de seus usuários

Arquivos de usuários do Google Drive desaparecem do nada sem motivo aparente. Fonte: Oficina da Net
Arquivos de usuários do Google Drive desaparecem do nada sem motivo aparente. Fonte: Oficina da Net

Com o sumiço de arquivos importantes do Google Drive, usuários tentaram entrar em contato com o suporte do Google para obter explicações. Na página de suporte do Google há a resposta de um membro da equipe que informou o seguinte:

A partir desta manhã, sabemos que os engenheiros de projeto estão envolvidos e tentando entender a causa raiz antes de poderem oferecer uma solução. De acordo com a resposta principal, não faça alterações na pasta raiz do Drive. Esperamos conseguir uma solução esta semana.

Em meio aos relatos dos usuários sobre o problema no Google Drive, um coreano diz:

Olá, meus arquivos do Google Drive desapareceram repentinamente. O Drive literalmente voltou ao estado em maio de 2023. os dados de maio até hoje desapareceram e a estrutura de pastas voltou ao status em maio. A atividade do Google Drive não mostra nenhuma alteração (mostra apenas a atividade de maio). Nenhum arquivo foi excluído manualmente, portanto, nenhum arquivo na Lixeira. Nunca sincronizei ou compartilhei meus arquivos e dirijo com ninguém, usei a unidade localmente.

O que é recomendado fazer se fui afetado pelo desaparecimento de arquivos do Google Drive?

O serviço de atendimento ao cliente (SAC) do Google recomendou para os afetados com o desaparecimento de arquivos que não realizem alterações nas pastas e arquivos até que a situação seja resolvida. De acordo com a equipe do Google, é necessário identificar a causa do problema e resolvê-la antes que qualquer mudança seja feita na conta dos usuários afetados.