Nesta semana, o Google anunciou atualizações significativas em sua ferramenta de busca para oferecer mais segura e proteger a privacidade. A empresa lançou um painel que permite que você encontre e gerencie melhor suas informações pessoais nos resultados de pesquisa. O recurso "Resultados sobre Você" alertará os usuários sempre que suas informações pessoais forem mencionadas nos resultados de busca, permitindo que eles solicitem rapidamente a remoção desses dados.

Como remover seus dados pessoais da busca

Abaixo a imagem ilustrativa de como a ferramenta vai funcionar. Basicamente é entrar em seu perfil no Google, haverá uma guia Resultados sobre você, ou acessar o link, dentro da ferramenta, será possível remover número de telefone, endereço residencial ou email.

Resultados sobre você
Resultados sobre você
Atualmente disponível apenas nos EUA em inglês, o Google planeja expandir esse recurso globalmente em breve.

Imagens pessoais explícitas

Outra novidade é a atualização das políticas do Google para facilitar a remoção de imagens sexualmente explícitas publicadas na internet sem o consentimento das pessoas envolvidas. Isso inclui imagens replicadas por terceiros ou presentes em sites de reprodução de conteúdo. Com formulários mais simples e um processo ágil de solicitação, o Google visa garantir que os usuários possam proteger sua privacidade e evitar a disseminação não autorizada de conteúdo íntimo.

Mais controle para a família

Remoção de contéudo familiar
Remoção de contéudo familiar

Além disso, o Google está comprometido em fornecer um ambiente mais seguro para as famílias, principalmente quando se trata de imagens gráficas violentas ou adultas. O recurso SafeSearch, que desfoca automaticamente imagens explicitas nos resultados de busca, agora estará habilitado por padrão para todos os usuários que não o tenham ativado anteriormente. No entanto, é importante ressaltar que os pais ou responsáveis de menores de idade e administradores de redes escolares têm a opção de manter o SafeSearch ativado para garantir uma experiência mais segura.

As informações foram enviadas pela assessoria de imprensa do Google.