O Chromecast 1ª geração teve seu suporte encerrado pelo Google. Uma década depois de seu lançamento, o Google decidiu anunciar o fim das atualizações para o dongle HDMI criado para o streaming de conteúdo em TVs. A informação foi relatada pelo site 9to5google, onde é dito que o Google alertou aos seus usuários que eles podem notar uma degradação de desempenho devido ao fato de que a primeira geração do Chromecast não receberá mais atualizações de software ou segurança.

Primeira geração do Chromecast não irá mais receber atualizações

Google não lançará mais atualizações para a primeira geração do Chromecast. Fonte: zapier
Google não lançará mais atualizações para a primeira geração do Chromecast. Fonte: zapier

Ao que parece, o fim do suporte às atualizações do Google para a primeira geração do Chromecast pode ter ocorrido no final de abril de 2023, pois havia uma página de suporte listando quando as versões de firmware foram disponibilizadas para cada modelo do dongle HDMI desenvolvido pela gigante das buscas. Acredita-se que, embora o dispositivo tenha chegado ao EoS (End of Service), ele não irá parar de funcionar imediatamente, mas especula-se que suas funcionalidades sejam interrompidas lentamente com o passar do tempo.

O primeiro Chromecast lançado parecia um pen drive e na ponta possuía um plugue HDMI para conectar à TVs que não possuem a capacidade de executar aplicativos de streaming. Além disso, o dongle era capaz de receber comandos de celulares e tablets Android. Estes recursos eram muito úteis quando o aparelho foi lançado, pois ainda não havia muitas pessoas que tinham smart TVs em suas casas.

O último firmware lançado para o Chromecast 1 foi disponibilizado em novembro de 2022 pelo Google e trazia "Correções de bugs e melhorias". Fazia mais de 3 anos que o dispositivo não recebia um update sequer. Na página de suporte, atualizada pela última vez no dia 27 de abril de 2023, o Google diz:

O suporte para Chromecast (1ª geração) terminou, o que significa que esses dispositivos não recebem mais atualizações de software ou segurança, e o Google não fornece suporte técnico para eles. Os usuários podem notar uma degradação no desempenho.