O Google anunciou sua seleção dos melhores aplicativos da Play Store de 2022. Coincidentemente, no início desta semana a Apple chegou a anunciar também os melhores aplicativos da App Store, mas as categorias foram diferentes do que a "gigante das buscas" optou por adotar ao eleger seus destaques.

Os aplicativos que ganharam o prêmio de "melhor app" de sua respectiva categoria foram selecionados, segundo o Google, com base no quanto eles "inspiraram nossa união, participação em comunidades", além de contribuir para a "busca por sermos cada vez melhores". A seleção de apps vencedores foi separada entre aplicativos "normais" e jogos. Dentro dos aplicativos "comuns", tivemos as categorias melhor app, apps mais divertidos, melhores para o crescimento pessoal, melhores para o dia a dia, melhores tesouros escondidos e melhores apps do bem. Já nos "games", tivemos as seguintes premiações: melhor jogo, melhores multiplayer, melhores jogos casuais, melhores jogos indie, melhor história e melhor continuidade de jogo.

Melhores aplicativos de 2022 da Play Store

Lista dos melhores aplicativos de 2022 da Play Store, loja de apps do Android. Fonte: Google
Lista dos melhores aplicativos de 2022 da Play Store, loja de apps do Android. Fonte: Google

Confira a seguir os melhores aplicativos de 2022 da Play Store, excluindo os jogos (veja aqui a matéria dedicada a eles), selecionados pelo Google.

App mais divertido do ano

O app eleito como o mais divertido do ano foi o "Dream by WOMBO - AI Art Tool". Trata-se de um aplicativo que cria imagens a partir de um texto e um estilo de arte utilizando inteligência artificial (IA).

Melhor app para crescimento pessoal

O vencedor da categoria de crescimento pessoal foi o app "Falou: Aprender Inglês Rápido". Como o próprio nome já diz, trata-se de um aplicativo desenvolvido para aprender um idioma rapidamente. Mas não se engane, ele não possui somente a língua inglesa como opção, há também espanhol, francês e mais 14 outras línguas.

Melhor app para o dia a dia

O Google elegeu como o melhor aplicativo para o dia a dia de 2022 o app "Plant Parent - Guia de Cuidados". Trata-se de um aplicativo que foi desenvolvido para auxiliar no cuidado com plantas, ensinando como mantê-las saudáveis e bonitas.

Tesouros escondidos

De acordo com o Google, o "tesouro escondido" de 2022 foi o app "PetStar: My Dog & Cat Sings". Este aplicativo consiste em criar um vídeo com o rosto do seu animal de estimação encaixado em uma imagem onde parece que o "pet" está cantando ou dançando no ritmo de músicas populares.

Aplicativo do bem

De acordo com o Google, existem aplicativos do bem e neste ano de 2022 o vencedor foi o app "Projeto Comprova". Trata-se de aplicativo desenvolvido com o objetivo de descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e dados sobre a COVID-19 que são compartilhados nas redes sociais ou apps de mensagens.

Melhor app do ano

Foram eleitos como "o melhor app do ano" da Play Store dois aplicativos, onde um foi selecionado pelo Google e outro foi escolhido com base em voto popular. De acordo com a "gigante das buscas", o melhor app do ano foi o "Giga Gloob", que reúne conteúdos de personagens populares entre as crianças como, por exemplo, Mundo Bita, Miraculous - As Aventuras de Ladybug, Masha e o Urso, Turma da Galinha Pintadinha, Lego, Cocomelon, D.P.A (Detetives do Prédio Azul), Cleo & Cuquin, Hot Wheels City, Mundo Ripilica e mais. Indo para a opinião popular, tivemos como vencedor o aplicativo de streaming "discovery+", um serviço que transmite conteúdos que abordam "Relacionamentos, Crimes Reais, Reforma e Decoração, Gastronomia, Estilo de Vida, Aventura e Exploração, Documentários, Paranormal, Natureza e Animais, Conteúdo Infantil e Ciência e Tecnologia".