O Chrome 103 começou a ser disponibilizado para todos a partir do dia 21 de junho de 2022. Dentre as alterações trazidas pela atualização do navegador, temos como destaque o carregamento de páginas mais rápido, fontes para Web Apps e novos recursos de bloqueio de pop-ups (janelas de aviso).

A melhoria mais bem-vinda provavelmente é a que promove o aumento na velocidade de acesso às páginas da web. No Chrome 103 temos suporte ao código de resposta HTTP 103 Early Hints (o número não tem a ver com a nova versão do navegador). Através dele, é possível fazer com que o processo de busca de páginas se torne um pouco mais rápido. Ele inicia uma pesquisa antes mesmo de você clicar no link ou apertar a tecla "enter".

Web Apps podem utilizar fontes locais

O Google tem investido constantemente no desenvolvimento de recursos para os Web Apps. Agora, com o Chrome 103, temos a capacidade de utilização de fontes locais. Ou seja, será possível utilizar fontes que o usuário baixou em seu desktop ou dispositivo mobile (notebook, celular, tablet).

Bloqueando notificações de pop-ups

O navegador do Google já conta com diversos recursos para detectar sites maliciosos. Mas agora, com o Chrome 103, o sistema do navegador irá tentar, através de machine learning (aprendizado de máquina), prever quando é improvável que o usuário ative as notificações para um site em específico. Ao detectar o desinteresse da pessoa por notificações no endereço, o browser irá bloquear automaticamente os pop-ups de aviso para alertas.

Bloqueando notificações no Chrome 103. Fonte: Google
Bloqueando notificações no Chrome 103. Fonte: Google

Caso você discorde da decisão de bloqueio de avisos do Chrome, basta clicar no botão "permitir para este site". É importante salientar que este recurso é executado localmente e não envia dados ao Google.

Remova indicação de sites da página inicial

Com o Chrome 103, será possível remover as indicações de notícias (recurso Discover ou "descobrir") no Android em sua página de nova aba. Geralmente, o navegador mostra publicações de sites logo abaixo da caixa de pesquisa, onde é exibido conteúdo baseado nos algoritmos do Google com base na atividade do usuário.

Você pode verificar se o novo recurso já está disponível para você acessando o endereço "chrome://flags" e colocando na busca uma destas 3 descrições abaixo.

Feed ablation

Enables feed ablation.

#feed-ablation

Como atualizar o Google Chrome manualmente

Para atualizar manualmente o Chrome, basta seguir os seguintes passos:

Passo 01: Acesse o menu do navegador em cima no canto direito clicando no símbolo de três pontos na vertical.

Passo 02: Passe a seta do mouse por cima da opção "Ajuda".

Passo 03: Selecione "Sobre o Google Chrome".

Como atualizar o navegador para o Chrome 103. Fonte: Vitor Valeri
Como atualizar o navegador para o Chrome 103. Fonte: Vitor Valeri

Lançamento e disponibilidade

O Chrome 103 para desktop já está disponível para desktop e será disponibilizado aos poucos para celulares. Caso ainda não tenha recebido a nova versão do navegador, aguarde.

O que achou das novidades que chegaram no Chrome 103? Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!