O YouTube Music ganhou uma nova categoria de recomendações de músicas, a "Rádios Recomendadas". O recurso está sendo testado no momento e funciona de maneira diferente de outras rádios de serviços de streaming. Ao invés de tocar músicas baseando-se em uma música ou artista, as playlists das rádios do YouTube Music são inspiradas em vários álbuns e artistas.

Segundo o site 9to5Google, usuários do YouTube Music visualizaram uma nova seção de recomendações chamada "Rádios recomendadas" na página inicial do serviço de músicas. Ao todo são disponibilizadas 10 estações de rádio que são atualizadas toda vez que o usuário atualiza o feed. Cada uma das capas das rádios possui uma imagem com três artistas no centro, mostrando o que você encontrará na seleção de faixas.

Como funcionam as playlists da seção "Rádios recomendadas"?

Cada estação de rádio é chamada pelo nome de um dos artistas presentes na playlist ou pela banda ou gênero musical. Há também uma breve descrição do que você irá encontrar quando der play. Pode haver também, no lugar da descrição, o ano de lançamento das faixas selecionadas.

Ao reproduzir uma estação de rádio no YouTube Music, será aberta uma página para exibir a lista de reprodução com as músicas selecionadas. Todas as playlists contém na descrição a seguinte frase:

"Músicas infinitas personalizadas para você. Sempre atualizando"

Rádio recomendada do YouTube Music. Fonte: 9to5google
Rádio recomendada do YouTube Music. Fonte: 9to5google

Lançamento e disponibilidade

As Rádios Recomendadas do YouTube Music estão sendo testadas com um número limitado de usuários no momento e ainda não há uma data exata para lançamento do recurso. Com as diversas atualizações que estão ocorrendo na plataforma, parece que o Google está se esforçando para melhorar a experiência do usuário no YouTube Music.

De acordo com o relatório da MIDIA, empresa de pesquisa de entretenimento, o YouTube Music possui 8% do mercado de streaming de músicas.