O Google já planejava desativar o Hangouts para todos os usuários. Anteriormente a empresa chegou a anunciar que as contas gratuitas do Hangouts iriam ser transferidas para a versão grátis do Google Chat no primeiro semestre de 2021. Agora, conforme o comunicado feito pela companhia, foi iniciado o processo de encerramento do Hangouts.

De acordo com o site 9to5Google, os usuários do Hangouts gratuito nas plataformas Android e iOS começaram a ver um aviso do aplicativo informando que eles devem mudar para o Chats do Google. Aos poucos o Google tem retirado recursos do Hangouts nos últimos meses.

Como você pode ver na imagem abaixo, no app do Hangouts aparece um banner azul na parte de cima da tela dizendo "O Hangouts está sendo substituído pelo Chat do Google". Há também um botão "Mudar para o Chat no Gmail", onde ao selecioná-lo, o usuário sai do Hangouts e exibe a experiência unificada no do aplicativo Gmail.

Mensagem no Hangouts em dispositivos mobile. Fonte: 9to5google
Mensagem no Hangouts em dispositivos mobile. Fonte: 9to5google

De acordo com o Google, todas as conversas do Hangouts a partir de junho de 2020 aparecerão no Chat do Google. Ao mesmo tempo, o histórico de bate-papos mais antigos será disponibilizado "mais tarde".

O Google diz:

"Suas conversas do ano passado já estão no Chat e as conversas mais antigas estarão disponíveis mais tarde."

O mesmo aviso que está sendo exibido no app mobile, está aparecendo também na versão web do Hangouts. Ao selecionar o botão "abrir bate-papo", o usuário será levado para uma tela do Chats do Google no navegador.

Mensagem no Hangouts em navegadores (web). Fonte: 9to5google
Mensagem no Hangouts em navegadores (web). Fonte: 9to5google

O que vai acontecer com as contas corporativas do Hangouts?

De acordo com as informações disponibilizadas, a atualização obrigatória chegará às contas corporativas até o final de 2021, que é quando o Google irá "substituir completamente o Hangouts pelo Chat".