Ao que parece, o Google admitiu que seu assistente de voz virtual, presente em celulares Android, por exemplo, grava o áudio do usuário mesmo quando não é acionado pela frase "Ok Google". A informação veio através do site IndiaToday, onde representantes da Google disseram em painel do governo na Índia que seus funcionários conferem gravações de conversas entre usuários e o Google Assistente.

Embora isso tenha sido algo que o Google aceitou anteriormente, houve relatos de que a empresa disse que sua IA grava as vezes o áudio em um smartphone ou caixa de som inteligente mesmo quando não é ativado pelo usuário.

Google Assistente grava áudio sem ser ativado pelo usuário

No intuito de buscar respostas, o site androidauthority entrou em contato via e-mail com o Google e obteve a seguinte resposta:

"Como esta foi uma audiência a portas fechadas, não podemos comentar sobre histórias com base em fontes não identificadas, mas estou compartilhando todos os detalhes que podem ajudá-lo a entender como funciona o Assistente e isso deve esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter."

Após a mensagem acima, a empresa indicou para entrar em um link sobre a segurança do Google Assistente. Na página, o Google diz que seu assistente virtual espera no modo standby até ser ativado pelo usuário. De acordo com a empresa:

"No modo de espera, o dispositivo processa pequenos trechos de áudio (alguns segundos) para detectar uma ativação - como quando você diz Ei Google. Se nenhuma ativação for detectada, esses trechos de áudio não serão enviados ou salvos no Google."

Embora o Google grave trechos antes do Google Assistente ser ativado, é possível excluir os arquivos

Segundo o Google, quando o Google Assistente detecta que o usuário mencionou a palavra de ativação "a gravação pode incluir alguns segundos antes de você ativar o Assistente para capturar sua solicitação no momento certo". De qualquer forma, é importante salientar que é possível excluir as conversas que houver com o Google Assistente a qualquer momento.

O que achou desta prática realizada pelo Google Assistente? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!