O Google permitirá que usuários do Android optem por não serem rastreados por anunciantes em seus aplicativos de smartphone, seguindo uma iniciativa anterior da rival Apple para aumentar a privacidade em iPhones.

A opção estará disponível no final de 2021, com uma atualização do Google Play Services, disse a Alphabet Inc. em um site de suporte. Os desenvolvedores não poderão mais ver a ID de publicidade exclusiva de um usuário se essa pessoa recusar o recebimento de anúncios personalizados. Ao contrário do recurso da Apple, os usuários não serão excluídos do rastreamento de anúncios por padrão, logo os usuários terão que desativar o recurso que seguirá ativado.

Privacidade: Google seguindo a Apple

Por meses, o Google tem pensado em uma maneira de dar aos usuários do Android mais controle sobre o rastreamento de anúncios com uma abordagem menos rigorosa do que a da Apple. Em maio, o Google anunciou que criaria uma seção de segurança em sua Play Store em 2022 para que os usuários do Android pudessem ver quais dados os desenvolvedores coletam sobre eles e compartilham, além de dar acesso a informações adicionais de privacidade e segurança.

A Apple agitou a indústria de publicidade móvel em abril, quando lançou seu recurso App Tracking Transparency, que exige que os usuários optem por serem rastreados por aplicativos para publicidade personalizada. Os desenvolvedores esperam perder receita com a mudança porque a maioria dos consumidores provavelmente não concordará que seus dados sejam coletados.

O Google disse que o lançamento do Play Services afetará os aplicativos rodando em dispositivos Android 12 a partir do final de 2021 e migrará para outros dispositivos com o Google Play no início de 2022. Resta saber se com isso, mesmo quem já aceitou os novos termos do Whatsapp, desativando esse rastreio, passará a não mais compartilhar dados com o Facebook, ainda não se sabe ao certo que "aceite" será mandatário, mas se levarmos em consideração que o sistema manda no aplicativo, caso o usuário desative o compartilhamento no Android, o mesmo deverá cessar nos aplicativos.