ARCore é a plataforma de realidade aumentada do Google usada por desenvolvedores para criar experiências de RA para usuários iOS e Android.

O ARCore possui três recursos principais que ajudam a criar uma camada de conteúdo virtual sobre as imagens da vida real provenientes das câmeras do seu smartphone. Esses recursos incluem rastreamento de movimento, que permite aos dispositivos descobrirem onde estão em relação ao mundo real.

Com a compreensão do ambiente, o smartphone pode determinar o tamanho e a localização de todos os tipos de superfícies, incluindo o solo, paredes e até mesmo os objetos dentro do local. E com a estimativa de luz, o celular pode estimar as condições atuais de iluminação do ambiente.

Quando um dispositivo é aprovado no processo de certificação do Google, ele é considerado um dispositivo compatível com ARCore. O Google diz que isso é importante porque dá aos usuários de cada dispositivo compatível uma experiência de RA consistente, independentemente de qual dispositivo está sendo usado, desde que esse smartphone seja um dispositivo compatível com ARCore.

Smartphones compatíveis com ARCore

Para se qualificar como tal, um celular precisa executar o Android 7.0 Nougat e posterior ou iOS 11 e posterior. O Google atualizou a lista de smartphones que suportam ARCore e as adições mais recentes incluem os seguintes dispositivos:

Veja aqui os demais dispositivos compatíveis com o recurso. A Realidade Aumentada é um dos recursos que esperamos ver cada vez mais em nossos dispositivos. O Google vem fazendo melhorias significativas no ARCore, recursos como o AR Live View no Google Maps, permite por exemplo que aqueles que andam em certas cidades vejam a IU do Google Maps sobreposta em uma visão do mundo real usando as câmeras de seu celular.