O lançamento do mais recente sistema móvel do Google traz maneiras mais simples de gerenciar seu dispositivo. Controle de conversas, dispositivos conectados, privacidade e muito mais.

Bem o Android 11 está oficialmente disponível. Nada melhor do que indicar 11 novidades que chegam hoje para dispositivos Google Pixel e, também, dispositivos da Xiaomi, Oppo, OnePlus e até mesmo modelos da Realme (marca mais nova entre as citadas) e, muito em breve, vários outros smartphones, tablets e outros dispositivos espalhados pelo mundo.

Comunicação

1. Muitas vezes me pego alternando entre vários aplicativos de mensagens para ficar conectado com as pessoas. No Android 11, as conversas em aplicativos de mensagens serão movidas para um espaço dedicado na seção de notificações, tornando mais fácil gerenciar suas conversas em um só lugar.

2. O "Bubbles" torna a multitarefa no seu dispositivo mais intuitiva. Agora você pode responder a conversas importantes sem ter que sair do aplicativo que você está usando no momento para ir para seu aplicativo de mensagens.

3. A gravação de tela integrada finalmente é um padrão, não existe mais a necessidade de aplicativos de terceiros. Grave o som de seu microfone, do dispositivo ou ambos.

Controle do dispositivos e dispositivos conectados

4. Agora você pode acessar todos os seus dispositivos inteligentes em um só lugar, simplesmente mantendo pressionado o botão liga/desliga. Controle seus dispositivos conectados, com um toque, não há mais a necessidade de abrir vários aplicativos.

Dispositivos Conectados
Dispositivos Conectados

5. Os controles de mídia foram redesenhados. Agora você pode alternar rapidamente o dispositivo em que sua mídia está sendo reproduzida, podendo transferir com um toque a música de seus fones bluetooth para outros alto-falantes, sem pausas.

6. O Android Auto agora funciona sem fio para todos os dispositivos que executarem o Android 11, desde que você tenha um veículo compatível. Receba instruções com um toque, fale para enviar uma mensagem de texto, reproduza sua mídia favorita e obtenha ajuda do Google Assistente, livre de cabos.

Privacidade e Segurança

7. Permissões únicas. No Android 11 você concederá acesso de uso único às suas permissões mais sensíveis, como microfone, câmera e localização. Na próxima vez que o aplicativo precisar acessar os sensores, ele deverá solicitar sua permissão novamente.

8. Se você não usa um aplicativo instalado em seu dispositivo há algum tempo, pode não querer que ele continue acessando seus dados. O Android agora irá "redefinir automaticamente" as permissões para seus aplicativos não utilizados e notificá-lo da mudança. Você sempre poderá decidir conceder novamente as permissões do aplicativo na próxima vez que abrir o aplicativo.

Privacidade e Segurança de Dados
Privacidade e Segurança de Dados

9. Com módulos adicionais de atualização do sistema do Google Play, ainda mais correções de segurança e privacidade podem ser enviadas para seu dispositivo a partir da Google Play, da mesma forma que seus aplicativos são atualizados. Portanto, você obterá essas correções assim que estiverem disponíveis, sem ter que esperar por uma atualização completa do sistema operacional e sem reiniciar seu dispositivo.

10. Para usuários do Android Enterprise, o Android 11 traz as proteções de privacidade que você obtém em um dispositivo de propriedade pessoal para o dispositivo de propriedade da sua empresa. O perfil de trabalho oferece ao departamento de TI ferramentas para gerenciar um dispositivo sem monitorar os dados do perfil pessoal ou a atividade no dispositivo.

Google Pixel

11. Se você estiver usando um Google Pixel 2 ou superior, você obterá recursos adicionais para organizar e gerenciar seu smartphone, como sugestões de aplicativos na tela inicial com base em suas rotinas diárias e novas ações de visão geral que permitem fazer uma captura de tela de um aplicativo e selecione texto e imagens, pastas inteligentes e muito mais.

Pastas Inteligentes
Pastas Inteligentes

O recurso chegará para smartphones Google Pixel a partir do Pixel 2. Você obtem sugestões inteligentes para nomes de pastas em seu dispositivo. Organizando de forma semi automática a tela inicial do dispositivo. Os nomes são baseados em tema, tais como, trabalho, foto, condicionamento físico e muito mais.

Não sabemos se os recursos adicionais que os dispositivos Pixel estão recebendo e seguirão recebendo ao longo das próximas atualizações, será em algum momento disponibilizado para as demais fabricantes incluírem em seus dispositivos. Provavelmente não, mantendo a exclusividade dos dos de smartphones Google Pixel, porém já vimos recursos dos Pixel chegarem em outros modelos de outros fabricantes.

Mas agora vamos nos concontrar nos fatos, o Android 11 está oficialmente disponível e em breve os demais fabricantes começarão a disponibilizar o novo sistema para seus usuários.

Lançamento e disponibilidade

O Android 11 já está disponível e começará a ser disponibilizado para smartphones Pixel e, como citado anteriormente, modelos da Xiaomi, OPPO, OnePlus e Realme selecionados, com mais parceiros lançando e atualizando dispositivos nos próximos meses.