O Google segue trabalhando duro no desenvolvimento do Android 11. Não é de admirar, afinal o sistema precisa estar disponível em sua versão estável no início de setembro.

Isso dá ao Google pouco mais de um mês para aparar todas as arestas do sistema e, até o momento, o sistema ainda apresenta diversos bugs.

Vários usuários que vem testando o Android 11 notaram que os desenvolvedores do Android estão enviando várias atualizações e patches com muito mais frequência do que nas versões anteriores do sistema.

Cada atualização beta do Android 11 traz uma longa lista de correções. Hoje, um novo patch com melhorias no sistema começou a ser disponibilizado, a versão mais atual é a 2.5.

Este patch corrige alguns problemas identificados nos smartphones do Google, os Pixel. O maior problema identificado desta vez foi com a tela do Pixel 4. Alguns usuários tiveram cintilação na tela quando o brilho era configurado para menos da metade.

Além de resolver esse problema, o Google lançou uma lista de outras correções, que você pode ver abaixo:

  • Corrigidos problemas que impediam que um usuário ouvisse ou gravasse áudio em aplicativos após efetuar uma chamada VoIP.
  • Às vezes, a barra de notificações não aparece mais quando um usuário desliza o dedo para baixo na parte superior da tela. (Edição #159768228)
  • A tela não pisca mais em alguns dispositivos quando a tela está definida para um nível de brilho baixo. (Edição #156051413)
  • Corrigidos vários problemas que poderiam causar a reinicialização intermitente dos dispositivos. (Edição #159888167)
  • A barra de navegação não aparece mais nos casos em que normalmente não era exibida, como durante a reinicialização do dispositivo. (Edição #159592365)
  • Alguns dispositivos Pixel 4 e Pixel 4XL que fizeram mais de uma atualização do Android 11 não estão mais impedidos de receber atualização OTA para downgrade para o Android 10. (Problema #158765677)
  • Às vezes, a gravação de vídeo não é mais interrompida ao usar o aplicativo Câmera. (Edição #159185509)
  • O aplicativo para discagem não usa mais o viva-voz às vezes como o dispositivo de áudio padrão. (Edição #159203518)
  • No aplicativo de Mensagens, os recursos de bate-papo do RCS não ficam mais presos às vezes no estado Conectando. (Edição #159786769)

Como já citado anteriormente, atualizar um dispositivo compatível com o Android 11 em fase beta, pode trazer mais problemas do que soluções para seu dispositivo, geralmente é aconselhável usar versões Beta somente em dispositivos secundários para teste. Então a atualização é por sua conta e risco.

Até agora, o Android 11 está disponível para usuários e desenvolvedores em versão Beta, mas não resta muito tempo até a versão final deste sistema operacional ser lançada. A julgar pelo vídeo postado no canal do YouTube para desenvolvedores do Google, a versão estável do Android 11 será lançada em 8 de setembro.

No ano passado, na primeira terça-feira de setembro de 2019, o Android 10 foi lançado. Portanto, o Google deve seguir o padrão. Lembrando que a chegada do Android 11 no início de setembro não quer dizer que todos os usuários Android receberão a nova versão do sistema.

Somente o Google Pixel receberá o sistema operacional no mesmo dia e outros fabricantes lançarão as atualizações correspondentes no decorrer dos meses seguintes, para os modelos compatíveis, claro.