O recurso de transcrição em tempo real do Google Tradutor foi liberada hoje para o Android

O novo recurso de transcrição do Google Tradutor, demonstrado pela primeira vez em janeiro, já está disponível para usuários do Android como parte de uma atualização do aplicativo com inteligência artificial.

O recurso de transcrição em tempo real do Google Tradutor foi liberada hoje para o Android

O novo recurso permitirá que você grave palavras faladas em um idioma e as transforme em texto traduzido no seu smartphone, tudo em tempo real e sem atrasos de processamento.

A implementação do novo recurso começa hoje e estará disponível para todos os usuários de dispositivos Android até o final da semana. Os idiomas que farão parte inicialmente serão inglês, francês, alemão, hindi, português, russo, espanhol e tailandês.

Isso significa que você poderá ouvir qualquer um desses idiomas falados em voz alta e traduzi-lo para qualquer um dos outros idiomas disponíveis e isso será feito em tempo real, em discursos, palestras e outros eventos e também a partir de áudios pré-gravados.

Isso significa que você pode, teoricamente, segurar o smartphone diante do alto-falante do computador, reproduzir uma gravação em um idioma diferente do seu e traduzi-lo para texto, sem que você precise digitar as palavras manualmente.

O Google disse em janeiro que não suportaria a opção de fazer upload de arquivos de áudio inicialmente, mas conseguiria ouvir uma fonte de áudio ao vivo, então seria possível utilizar seu computador como sinal do áudio para conseguir a transcrição do que está sendo falado em outro idioma.

Antes desse novo recurso, você poderia usar a opção de voz do Google Translate para traduzir uma palavra, frase ou sentença falada de um idioma para outro, incluindo texto e forma verbal. Mas um porta-voz do Google diz que parte do aplicativo "não era adequada para ouvir uma discussão para traduzir uma conferência, palestra em sala de aula ou um vídeo de uma palestra"

Para começar, esse recurso exigirá uma conexão à Internet, pois o software do Google precisa se comunicar com suas TPU (Tensor Processing Units), um tipo personalizado de chip de processamento focado em IA para uso em servidores em nuvem, para realizar a transcrição ao vivo.

De fato, um porta-voz do Google diz que o recurso funciona combinando o recurso Live Transcribe existente embutido no aplicativo Recorder em telefones Pixel, que normalmente funciona offline, com o poder de suas TPUs na nuvem, criando assim a transcrição traduzida em tempo real desde que você tenha conexão com a internet agilizar a transcrição.

Porém o Google deixou claro que a nova função não é apenas para os Pixel e sim neste início para dispositivos com Android e completou dizendo que planeja sim levar o novo recurso para o iOS no futuro.

Caso o novo recurso não apareça para você neste momento, provavelmente após a próxima atualização do Google Tradutor você passará a ter acesso ao novo recurso. O Google também diz que você poderá pausar ou reiniciar a transcrição tocando no ícone do microfone, além de alterar o tamanho do texto e personalizar as opções de temas escuros no menu de Configurações de tradução.

Tech Mobile: Inscreva-se!

O nosso novo canal de smartphones surgiu, veja o que preparamos para você que gosta de celulares!

Comentários
Minha foto
Insira um comentário