A primeira prévia do Android 11 voltada para os desenvolvedores vem sendo utilizada e, cada dia que passa, vimos novos recursos sendo descobertos.

A Google publicou uma linha do tempo completa das versões que serão lançadas durante o ano até chegarmos a versão final para os usuários. Na imagem é possível ver que teremos três versões para os desenvolvedores, três BETAS em em sequência curta, até a versão final que chegará em algum momento no terceiro trimestre.

Linha do tempo completa para a chegada do Android 11
Linha do tempo completa para a chegada do Android 11

Recursos do Android 11 totalmente novos

  • Possibilidade de armazenar além dos dados de cartão de crédito, agora o suporte para "armazenamento e recuperação seguros de documentos de identificação verificáveis", inclui carteiras de motorista e em breve passaportes.
    • Aplicativos de terceiros também poderão adicionar itens como cartões de programas de fidelidade e tickets.
  • Controle para personalização de dispositivos IoT: nada voltado para o usuário mudou, mas uma série de ajustes ocultos indicam que podemos incluir controles de dispositivos domésticos inteligentes diretamente no menu de energia.
  • Nova opção de desenvolvedor permite sobreposição que mostra taxa de atualização, como o Fraps: no Android 11, você pode acionar uma sobreposição que mostre sua taxa de atualização atual - útil para verificar problemas de depuração com os novos displays de alta taxa de atualização. Além de podermos testar as taxas de atualização da tela durante os jogos sem necessidade de aplicativo extra.
  • Gravação de tela nativa: a gravação de tela incorporada foi revelada (depois desabilitada) no Android 10 e voltou agora no lançamento do Android 11.
  • Modo avião com reconhecimento de contexto: se você estiver tocando música em fones de ouvido Bluetooth e alternar para o modo avião, então o Bluetooth não será desligado e seus fones de ouvido continuarão ouvindo músicas.
  • Gesto de pausa para o Motion Sense do Pixel 4: um novo gesto de "mergulho" que permite reproduzir/pausar mídia foi adicionado no Android 11 para o Pixel 4, embora o aplicativo que entrega a atualização possa acabar sendo distribuído fora das visualizações do Android 11. Os gestos do Motion Sense como um todo também parecem muito melhores no Android 10.
  • As notificações de bolha estão de volta: apareceram também a primeira vez no Android 10, agora as notificações de "bolha" estão de volta no Android 11, oferecendo avisos sobrepostos na tela. Por mim não deveriam existir.
  • O "compartilhamento de bateria" sugere a presença de carregamento reverso para o Pixel 5: um detalhe oculto na primeira versão de desenvolvedor do Android 11 mostra esse recurso, provavelmente semelhante ao Wireless Powershare da Samsung.
  • Exibição do suporte aos codec Bluetooth dos fones de ouvido: o Android 11 mostrará quais codecs de áudio os fones de ouvido suportam (por meio de um menu de seleção de codec de opções do desenvolvedor).
  • Histórico de notificações: o Google está trabalhando em uma nova maneira de visualizar notificações antigas, como parte de uma renovação geral na exibição das notificação no Android 11.
  • Gesto de toque duplo traseiro para smartphones Pixel: o Android 11 possui um recurso oculto que cria um novo gesto de toque duplo, personalizável para vários recursos, dando aos Pixels (e talvez outros smartphones Android) um novo gesto/gatilho para ações.

Ajustes visuais

  • Seção de "Conversas" para notificações de aplicativos de mensagens agora tem prioridade sobre outros tipos de notificação. Eles também recebem um menu de pressão longa diferente em comparação com outros tipos de notificações, incluindo a opção de mover uma determinada notificação para um balão.
  • Menu Não perturbe foi reorganizado: Desta vez, é uma reorganização em torno de três tipos de notificações: de Pessoas, Aplicativos e Alarmes e outras fontes.
  • Animações Jiggly Pixel Launcher: O Android 11 oferece a sensação de gelatina percorrendo sua tela inicial.
  • Opção oculta para alterar as cores do ícone Configurações rápidas: Com um comando ADB, você pode ativar/desativar o recurso, e comandos adicionais podem atribuir cores específicas. Honestamente esse recurso deveria desaparecer.

Alterações de privacidade e segurança

  • Permissões de aplicativo temporárias/únicas: o Android 11 adiciona a opção de conceder algumas permissões "Somente desta vez", para que você possa continuar a decidir caso a caso.
  • Negar repetidamente as solicitações de permissão irá bloqueá-las: se um aplicativo solicitar uma permissão duas vezes e for negada pelo usuário nas duas vezes, o aplicativo será impedido de solicitar a permissão novamente.
  • Toque extra para conceder permissões de sobreposição: os ataques baseados em sobreposição são uma séria preocupação para a plataforma Android. A partir do Android 11, os aplicativos que precisam de sua permissão não podem simplesmente levá-lo à alternância, você deve navegar até a opção e ativá-la. É apenas um toque extra, mas pode fazer a diferença para quem concede cegamente permissões a malwares.
  • Não há mais acesso ao local em segundo plano: embora os aplicativos possam solicitar uma isenção, o Google está pressionando os desenvolvedores a parar de permitir que os aplicativos solicitem acesso contínuo ao local, para que eles não possam reunir essas informações em segundo plano, apenas enquanto estão em execução. Todos os novos aplicativos devem atender a esse requisito até agosto e, em novembro, qualquer um que não atender a esse requisito será removido da Play Store.

Modificações nos recursos existentes

  • O modo escuro capta os gatilhos do pôr do sol e de tempo personalizado: quando o Google finalmente deu ao Android um tema escuro no ano passado, estava faltando uma opção muito necessária para um gatilho automático.
  • Os aplicativos que usam a câmera podem silenciar as notificações: Para impedir que um som de notificação ou vibração nocivo estrague uma foto ou clipe planejado, os aplicativos que usam a câmera podem impedir que o smartphone envie notificação.
  • Atualização da linha principal do projeto: o sistema que o Google introduziu no ano passado com o Android 10, que permitiu a atualização dos componentes do sistema pela Play Store, está se expandindo para oferecer suporte à atualização de mais módulos de sistema diferentes, elevando a contagem para 20.
  • Fixar aplicativos na lista/menu de compartilhamento está de volta: Introduzido com o Nougat e eliminado no Android 10 , agora que a lista de compartilhamento foi redesenhada, você pode fixar aplicativos para uso frequente novamente.
  • Capturas de tela estendidas: embora o Google tenha rotulado a idéia como "inviável" , a empresa posteriormente concordou em adicionar o recurso e os primeiros sinais ocultos dele apareceram no Android 11 - embora ainda não funcione.
  • Opção para aumentar a sensibilidade ao toque no Pixel 4 : isso pode acabar sendo exclusivo do Pixel 4 (até agora) e pode não funcionar no momento, mas o Android 11 nos trouxe uma alternância para aumentar a sensibilidade da tela de toque para uso com itens como protetores de tela.
  • Google pode estar experimentando mover controles de mídia para o menu Configurações rápidas. Embora não tenha agradado a ninguém essa ideia.
  • Configuração de sensibilidade do gesto de toque duplo na traseira: Pretende configurar a sensibilidade para que a ação de toque duplo seja ativada por engano.
  • A detecção de acidente de carro chega aos Google Pixels mais antigos por meio de aplicativo do Android 11: graças à versão do aplicativo de segurança pessoal incluída no Android 11, você pode carregar a funcionalidade de detecção de acidente de carro nos Pixels mais antigos.
  • A abertura de links em outro aplicativo é realizada apenas um toque agora.
  • Novo atalho de ampliação da tecla de volume.
  • Aviso sobre problemas em servidor DNS personalizado: em vez de simplesmente fornecer uma notificação "sem Internet", o Android 11 permite que você saiba se o servidor DNS personalizado pode ser o culpado por problemas de conectividade.
  • Pixel Launcher possibilitará agora realizar várias personalizações, substituir a linha de sugestões de aplicativos no menu visão geral/multitarefa, ocultar sugestões específicas de aplicativos, entre outras coisas.

Alterações internas (API)

  • Os desenvolvedores terão um pouco mais de tempo para consertar as coisas para o Android 11: o Google está nos dando um "marco de estabilidade da plataforma" extra com as mudanças finais nas APIs do SDK / NDK, de modo que os desenvolvedores que estão correndo para criar o Android 11 têm até junho antes que as coisas sejam finalizadas . Os aplicativos na Play Store também não precisam ser atualizados para suportar as alterações até o final de 2021.
  • Melhor suporte para telas de borda curvada "waterfall": uma nova API que aumenta a API de recorte de tela existente ajudará os desenvolvedores a criar aplicativos para smartphones com telas curvadas, permitindo que eles excluam determinados elementos de atingir os lados curvos da tela evitando toques acidentais.
  • APIs mais restritas e não documentadas na inicialização: os desenvolvedores que usam APIs não públicas para fins específicos precisam garantir que seus aplicativos continuem trabalhando com novas restrições no Android 11.
  • O comando "Overscan" do ADB não funciona no Android 11: não temos certeza se é uma alteração intencional ou não (o Google não respondeu até o momento), mas o Android 11 eliminou o comando do ADB overscan, usado por muitos aplicativos de terceiros que modificam a barra de navegação.
  • Testador de compatibilidade de aplicativos embutido: o Android 11 possui ferramentas para ajudar melhor os desenvolvedores a testar alterações na plataforma, habilitando-os e desativando-os individualmente para ver como eles podem interagir com os aplicativos.

Essas são até o momento as modificações implementadas e descobertas no Android 11. Fique ligado, este post será constantemente atualizado.