Além de suas novidades, seu código-fonte revela os próximos passos de um caminho para tornar o uso de nossos smartphones mais intuitivo a cada dia.

Gradualmente, os recursos ocultos do Android 11 são descobertos e ativados, como captura de tela com rolagem, carregamento sem fio reverso ou o recém-descoberto gesto de toque duplo que pode ser executado na parte traseira dos dispositivos.

O Google está implementando um gesto no Android 11 que nos permite tocar duas vezes na parte traseira para realizar ações. Dois toques na parte frontal já existe faz tempo, agora na parte de trás é uma novidade.

Esse recurso está sendo desenvolvido sob o codinome "Columbus" em homenagem ao personagem Zombieland e sua famosa regra de toque duplo. Esse gesto parece acionar o Assistente do Google por padrão, mas ao buscar mais detalhes no código-fonte do Android 11, descobriram que o gesto de toque duplo também pode ser personalizado para por exemplo, abrir a câmera, controlar a reprodução de multimídia, pausar temporizadores, silenciar chamadas ou adiar alarmes.

Parece que o usuário terá muitas opções de personalização disponíveis para usar com esse novo recurso de gesto.

De acordo com o código de "Columbus", haverá uma configuração para "cadastrar" o toque duplo e sua sensibilidade na parte de trás dos dispositivos, a fim de evitar ativações acidentais.

Com isso o sistema registrará o toque duplo com uma certa velocidade e força. Com os diferentes sensores do celular será possível detectar que tipo de ação está sendo realizada a cada momento.