Relatado inicialmente via Reddit, os serviços do Google não estão funcinando quando acessados através de navegadores Linux.

Navegadores Linux como Konqueror, Falkon (ambos do KDE) ou qutebrowser, este último também disponível para Windows e macOS não estão conseguindo se conectar aos serviços Google.

O problema existe e já foi relatado por centenas de pessoas, contudo a Google não deu nenhuma declaração oficial a respeito. A mensagem que aparece ao tentar acessar tais serviços com um dos navegadores afetados recebem a mensagem:

"Não foi possível fazer o login. Este navegador ou aplicativo pode não ser seguro. Tente usar um navegador diferente. Se você já estiver usando um navegador compatível, poderá atualizar sua tela e tentar fazer login novamente."

Embora não exista uma declaração oficial, o Google tem uma página da web onde podemos ver se nosso navegador é compatível, que podemos acessar a partir daqui.

O problema é que os navegadores que não conseguem o acesso hoje, estavam funcionando sem problemas a dias atrás, portanto, é provável que as informações que estamos procurando não estejam disponíveis no link acima.

O mais estranho de tudo é que existem usuários que conseguem usar tais navagadores "incompatíveis" sem problemas. Criando assim uma dúvida razoável em relação ao fato de ser realmente mesmo o navegador o foco do problema, apontando assim para outras questões, aplicativos de VPN, rota do provedor de acesso, entre outras coisas podem estar envolvidas nessa questão.

No momento, os afetados têm apenas uma opção: usar outro navegador. Aguardando uma declaração oficial ou uma solução, recomendamos o uso do Google Chrome ou Firefox.