Como sabemos, o Android Go vem recebendo atenção especial da Google, principalmente no quesito, aplicativos adaptados.

Existem várias versões de aplicativos do Google com o sufixo "Go" e, em sua totalidade, possuem tamanho reduzido para ocupar menos espaço nos smartphones com pouco armazenamento interno.

Além disso, traz menos aplicativos pré-instalados, aumentando ainda mais o espaço livre para o usuário instalar seus próprios aplicativos.

Esses novos aplicativos foram desenvolvidos não só para ocupar menos espaço no armazenamento, mas para funcionar de forma mais rápida.

Já na Google Play a anos, o Files Go, agora Files do Google, é um dos aplicativos essenciais para gerenciar o uso do armazenamento interno dos dispositivos e posso dizer com propriedade pois uso o aplicativo desde o Beta e meu smartphone não é um Androi Go.

Files do Google - Cada dia com mais recursos
Files do Google - Cada dia com mais recursos

Utilizo o aplicativo pois ele tem funções importantes para mantermos sempre nossos smartphones livres de arquivos desnecessários, duplicados e até arquivos que não imaginávamos estarem ainda em nossos smartphones. Leia mais aqui.

Assim como citado anteriormente os aplicativos que recebem o sufixo "Go" foram reformulados, alguns foram aprimorados e outros foram criados do zero, isso tudo para oferecer uma experiência rápida.

Com isso, o Google promete que toda a experiência no dia a dia será mais rápida. Saiba que mesmo sem possuir o Android Go em seu smartphone, você pode instalar esses aplicativos e otimizar o espaço interno de seu smartphone Android, além de ter aplicativos que funcionam mais rápido.

A Google pensou até mesmo em otimizar as buscas e com o Google Go é mais fácil encontrar as consultas mais frequentes, os principais sites e aplicativos, além de imagens e gifs em alta. Tudo de forma mais rápida e intuitiva.

Além disso, você tem um gerenciador de dados integrado ao sistema que permite um controle maior de seu plano de dados. Você pode gerenciar quais aplicativos podem usar seus dados e quando.

O Google Chrome já vem com o recurso de economia de dados ativado e, uma vez ativado, ele limita os dados em segundo plano e ajuda você a economizar até 60% de dados móveis.

Google Play Protect e Encontre Meu Dispositivo, já chegam com o Android 10 Go, veja como configurar.
Google Play Protect e Encontre Meu Dispositivo, já chegam com o Android 10 Go, veja como configurar.

O Google Play Protect segue presente no Android 10 Go, serviço de segurança móvel integrada que mantém seus aplicativos e dados protegidos.

Estão presentes também na versão Go do Android 10 o "Encontre Meu Dispositivo", ensinei aqui como utilizar, desde sua ativação até o momento em que você necessita efetivamente localizar um dispositivo com Android perdido. Leia aqui.

Se não bastasse tudo isso, a Google fez uma parceria com desenvolvedores para oferecer um conjunto de aplicativos novos e igualmente confiáveis para seu smartphone. O objetivo aqui é o mesmo, entregar aplicativos e jogos menores e mais otimizados para dispositivos não tão potentes.

Os aplicativos otimizados já podem ser baixados em qualquer smartphone com Android.