Desbloqueio facial não estará mais presente no Android 10

Se você preza pela segurança das informações que carrega em seus dispositivos, utilize a impressão digital e o PIN, esqueça as demais facilidades presentes na área de bloqueio e segurança. Elas não são tão eficientes assim.

Por Google Pular para comentários
Desbloqueio facial não estará mais presente no Android 10

Atualmente, o desbloqueio facial está disponível em inúmeros smartphones, mas muitos de nós parecem esquecer que o Android sempre teve o recurso, embora facilmente enganado.

O "rosto Confiável" do Android Smart Lock foi adicionado em 2014 e está acessível aos usuários em todos os dispositivos Android até recentemente. No entanto, ele passa a não mais existir em dispositivos executando o Android 10 ou inferior.

O recurso estava acessível em Configurações -> Segurança -> Smart Lock -> Rosto confiável.

Reconhecimento facial em ação

Infelizmente o "rosto confiável" sempre esteve longe de ser o método mais seguro para proteger os dispositivos, pois nunca usou dados biométricos, apenas em aspectos da imagem capturada pela câmera para desbloquear o dispositivo.

Uma foto por diversas vezes foi utilizada para enganar dispositivos. Contudo a remoção não é um passo para trás e sim para frente, visto que a solução ineficiente foi removida no Android 10 e não voltará em futuras versões, mas um novo método de autenticação de rosto mais seguro está sendo estudado.

Mas não é apenas o Android 10 que não possui mais a opção "rosto confiável", a opção foi removida do OnePlus 6T, Samsung Galaxy S9 e S10, Nokia 3.2, todos com o Android 9.0 Pie estável.

Isso ocorre porque o Smart Lock nunca foi realmente parte do firmware, mas sempre foi controlado pelo Google Play Services - Locais confiáveis, Voz confiável e Detecção no corpo, como smartwatches, smartbands e até mesmo dispositivos bluetooth que foram adicionados a uma atualização do Play Services.

Portanto, é provável que uma atualização recente do Play Services tenha removido a opção. Só não se sabe ao certo se é apenas um caso temporário e voltaria assim que os erros fossem corrigidos ou se foi resolvido definitivamente.

Compartilhe com seus amigos:
Bernardo Silva
Bernardo Silva Louco por tecnologia, amo velocidade e sou apaixonado por comida.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @androidplaceblog // TWITTER: @bgssilva
Quer conversar com o(a) Bernardo, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias