Grande maioria das pessoas já fez alguma compra na Play Store (loja de apps do SO Android). Para melhorar a experiência de compra e não haver gastos em excesso ou imprevistos por conta de compras por impulso, o Google está introduzindo em sua loja de aplicativos um novo recurso! O controle de orçamento! Ele irá permitir que o usuário visualize todas as suas despesas de forma mais fácil e coloque um limite para gastos.

Os orçamentos a partir do aplicativo Google Play em celulares ou Tablets que possuam o sistema operacional Android, mas não via navegador (web) no computador. Para chegar até essa função, basta clicar no ícone da Play Store, tocar no ícone do menu e selecionar "Conta e Histórico de Compras".

A partir daí, procure por "Definir orçamento", insira um valor e toque em salvar. Na próxima vez que você comprar através do aplicativo algum app ou serviços de algum app, você verá uma mensagem informando quando estiver próximo do seu limite que você se impôs a gastar no máximo.

Definir um limite para você na Play Store não lhe bloqueara caso você queira comprar itens que ultrapasse o limite definido. Segundo o Google, os orçamentos só podem ser definidos na moeda do país que foi registrado na conta Google criada.

Icone Google Play
Icone Google Play

O orçamento baseia-se nos controles de compra já existentes do Google, que permitem que os usuários solicitem autenticação (como uma senha ou impressão digital) para todas as compras feitas por meio da conta do Google Play em um dispositivo ou desativem totalmente as compras. Enquanto isso, o Family Link do Google permite que os gerentes da família revisem e aprovem (ou neguem) os gastos dos membros da Play Store.

A Apple chegou a oferecer, há um tempo atrás, um recurso de orçamento - o iTunes Allowances - que permitia aos pais configurarem o crédito mensal para as crianças gastarem nas compras na App Store e no iTunes. A empresa interrompeu em maio de 2016 o serviço em favor do Family Sharing, um programa semelhante ao Family Link que permite que os pais controlem os hábitos de compra e gastos entre os membros da família.

Fonte: Venturebeat