Quando falamos em senhas, o ideal é que elas sejam longas, com caracteres diferenciados e preferencialmente randômicas. Além disso, elas devem ser únicas para cada serviço. Porém, sabemos que a realidade é outra e que os usuários acabam optando por combinações mais simples e ainda utilizam as mesmas senhas em várias plataformas.

A novidade é que o Google pretende facilitar a vida dos usuários. A companhia fechou uma importante parceria uma aliança global que tem como meta padronizar os métodos de segurança mais sofisticados e seguros.

A FIDO Alliance é um consórcio de indústrias criado em 2012 com o objetivo de "remediar os problemas que os usuários enfrentam ao criar e lembrar de vários nomes de usuário e senhas".

"A Google já trabalha há muito tempo com a FIDO Alliance e o W3C para padronizar os protocolos FIDO2, que dão a qualquer aplicativo a capacidade de ir além da autenticação de senha, oferecendo proteção contra ataques de phishing". Referiu Christiaan Brand, executivo da Google.

O Google, através da Play Store Services, deve liberar recursos novos de autenticação o que permite aos desenvolvedores implementar nos seus produtos padrões de login através da biometria e ainda padrões de desbloqueio do sistema de código aberto.

As companhias, através de comunicado, disseram que a ideia é fornecer uma criptografia forte e segura, como ainda uma maior transparência ao usuário, com proteção de golpes na internet.

O Google não revelou um cronograma de fornecimento das novas API aos desenvolvedores. Vale mencionar que a ideia é fornecer até mesmo para o Android 7 Nougat.

Fonte: 4gnews