O Google anunciou oficialmente que o Allo será descontinuado. A revelação não é exatamente uma surpresa, já que a companhia havia optado por dar uma pausa no aplicativo de bate-papo em abril deste ano. Na ocasião, o chefe do grupo de comunicação do Google, Anil Sabharwal, disse que o Allo não havia atingido o nível de interesse conforme era esperado.

Além disso, outro motivo do fim do Allo pode estar associado a migração do time do serviço, que atualmente está trabalhando no Android Messages,  o aplicativo de SMS do Google.

Allo do Google será encerrado.
Allo do Google será encerrado.

"Queremos que cada dispositivo Android tenha uma excelente experiência de mensagens padrão. Trabalhamos de perto com o setor de dispositivos móveis para fazer o upgrade do SMS, para que as pessoas em todo o mundo possam curtir mais facilmente os bate-papos em grupo, compartilhar fotos em alta resolução e receber recibos de leitura em qualquer dispositivo Android", disse o Google através de uma postagem em seu blog.

"Em paralelo, criamos o Google Allo, um aplicativo de mensagens inteligentes, para ajudar você a fazer mais em seus bate-papos e se expressar com mais facilidade. - Dado o momentum contínuo do Messages, decidimos parar de apoiar o Allo para se concentrar nas mensagens."

O Allo "continuará trabalhando até março de 2019", disse o Google, sendo que os usuários poderão exportar o histórico das conversas.

O momento para acontecer o desligamento do Allo é bastante pertinente, já que a Verizon deve lançar em 6 de dezembro o RCS Chat no Pixel 3 e 3 XL. O RCS Chat será baseado na sua implementação e pode fornecer ao Google a oportunidade de concorrer com o iMessage, mesmo que o serviço não seja executado exatamente pelo Google.

O Allo, até então, foi baixado por 50 milhões de pessoas, o que é considerado abaixo das expectativas pelo Google.

Fonte: gsmarena