Oficina da Net Logo

Meio milhão de usuários baixaram malware no Google Play

Juntos, tais aplicativos chegaram a mais de 580.000 instalações antes que o Google removesse o plug.

Por | @oficinadanet Google Pular para comentários

Uma notícia preocupante para os usuários do Android: Mais de meio milhão de usuários instalaram o malware para Android, que costuma ser usado para gerar jogos, através da própria loja de aplicativos do Google.

O pesquisador de segurança Lukas Stefano, da ESET, através de um post no Twitter, expôs 13 aplicativos de jogos que foram feitos pelo mesmo desenvolvedor que contavam com problemas.

Meio milhão de usuários baixaram malware no Google Play.Meio milhão de usuários baixaram malware no Google Play.

Juntos, tais aplicativos chegaram a mais de 580.000 instalações antes que o Google removesse o plug. As pessoas que baixaram o aplicativo estavam esperando um jogo de condução de carro ou caminhão. Porém, o que acabaram recebendo foi um app repleto de bugs e que travava toda a vez que abria. Leia em destaque: Palavras mais buscadas no Google em 2018 no Brasil e no Mundo.

Tudo isso acontecia em virtude do aplicativo estar baixando uma carga útil de outro domínio, registrado para um desenvolvedor de aplicativo em Istambul, e instalava malwares nos bastidores, excluindo o ícone do app no processo.

Ainda não há um consenso sobre o que o malware fazia. Porém, sabe que ele é bastante persistente, e que contava com acesso total ao tráfego da rede.

O porta-voz do Google, Scott Westover, disse que os aplicativos "violaram nossas políticas e foram removidos da Play Store".

Vale mencionar que não é de hoje que o Google enfrenta críticas em relação a sua abordagem de segurança contra aplicativos e dispositivos móveis.

O Google, há anos vem tentando reforçar a sua segurança do Android, incluindo melhores recursos de segurança e controle de permissão de aplicativos mais detalhados. Mesmo assim, como podemos perceber, a empresa precisa evoluir muito neste quesito.

Fonte: TechCrunch

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

Comentários
Carregar comentários