Há 10 anos, quando a Microsoft dominava o mercado com o seu Internet Explorer, o Google lançou um navegador web próprio. A ideia era oferecer uma navegação mais leve e ainda seguindo os últimos padrões lançados no mercado.

Quando foi lançado em 2008, somente para Windows, o navegador do Google contava com a união das melhores características do Safari, da Apple, e do Firefox, da Mozilla. Somente após um ano do lançamento chegou para macOS e ao Linux.

Google Chrome chega a 10 anos.
Google Chrome chega a 10 anos.

Através de uma interface mais limpa e também focado em seguir os recentes padrões da web, como o HTML 5, o browser contava com o conceito de "sandbox" aplicado as abas, o que permite a cada uma delas rodasse  individualmente, o que levou mais estabilidade para o navegador e também evitando que ele travasse caso uma delas pudesse parar de responder.

O Google Chrome, em dez anos de existência, conquistou a liderança e hoje pode ser considerado uma plataforma completa. Além de rodar, sobre os principais sistemas operacionais para computadores e ainda dispositivos móveis, o Chrome é praticamente o que sustenta o S.O do Google, o Chrome OS. Para completar, o sistema do Google é compatível com vários aplicativos do Android e ainda poderá receber em breve suporte a aplicações do Linux.

Fonte: The Verge