O Google está seguindo a sua ideia e aos poucos está adaptando todos os seus aplicativos para a nova versão do Material Design. Entre os que já receberam a atualização estão o Google Mensagens, Google Duo, o aplicativo de telefone e o de contatos para Android.

A mudança, no entanto, não está restrita ao Android, mas ainda para as plataformas Windows, Linux e Mac.

O Google Chrome será um dos próximos a ser reformulado, deste modo, no próximo mês a versão 69 irá trazer um visual reformulado, com uma interface mais limpa e com cantos mais arredondados.

Google irá usar novo Material Design no Chrome 69.
Google irá usar novo Material Design no Chrome 69.

As abas secundárias não contarão com contorno, passando a ter somente uma pequena linha divisória entre elas, enfatizando a aba usada no momento da navegação. Outra mudança está no local em que fica o perfil do usuário. Agora ele não aparece mais no topo e sim passará para o lado da barra de navegação.

Além disso, foi implementada na versão para Windows a integração com o centro de notificações do Windows 10 e a navegação por gestos, de acordo com o Google.

No Android, a reformulação é mais acentuada, não apenas se limitando ao visual, mais ainda a adesão aos gestos implantados no Android 9.0 Pie, incluindo o fim de abas abertas deslizando para cima, e não para o lado como é encontrado na versão comum.

Já é possível usar a nova versão!

Para quem está ansioso pelas mudanças, já é possível usar a nova interface através do Google Chrome Beta, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos (smartphones e tablets) ou mesmo através do site oficial.

Após o download é necessário inserir o código que está abaixo na barra e navegação e habilitar. Vale mencionar que para computadores,  opção que habilita é a "Refresh" e nos Androids, "Enable".

PC (Mac, Windows ou Linux)

chrome://flags/#top-chrome-md

Android

 chrome://flags/#enable-chrome-modern-design